AASP logo
AASP logo

Notícias

Presença negra em cargos de confiança do governo

Decreto anunciado em março de 2023 reserva às pessoas pretas e pardas percentual mínimo de 30% na ocupação de cargos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

­

Como parte de um pacote de medidas do governo federal para a promoção de igualdade racial, no dia 21 de março de 2023, a Presidência da República anunciou o Decreto nº 11.443, que dispõe sobre o preenchimento, por pessoas negras (pretas e pardas), do percentual mínimo de 30% de ocupação de cargos em comissão e funções de confiança no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

­

O decreto estabelece o prazo de até 31 de dezembro de 2025 para que a Administração Pública alcance os percentuais mínimos de reserva de vagas estipulados; a paridade de gênero na ocupação dos cargos também deve ser considerada. O normativo incentiva a presença de pessoas negras nos espaços decisórios e de liderança, considerando seu papel na formulação e implantação de políticas públicas voltadas para todos os segmentos da sociedade.

­

A pedido do Boletim AASP especialistas analisaram o decreto e a importância de ações que visam combater as desigualdades e promover a diversidade e representatividade nos espaços de liderança. Clique aqui e acesse agora a matéria na íntegra.

­

A AASP

Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

Leia também: