AASP logo
AASP logo

Acessibilidade

O Portal AASP segue as principais recomendações de acessibilidade indicadas para sites na internet, definidas pelo W3C e outras entidades reguladoras.

Por conta desse cuidado, a AASP conquistou o selo de acessibilidade nível AA do WCAG 2.0: Level Double-A conformance, W3C WAI Web Content Accessibility Guidelines 2.0

Acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.

Na internet, acessibilidade refere-se às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e, no caso do governo brasileiro, ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O eMAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Estas recomendações têm como objetivo permitir que todos possam ter acesso ao conteúdo e informações dos websites, tendo ou não algum tipo de limitação visual, auditiva ou motora. As recomendações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necessidades do usuário, incluindo recomendações relativas ao código (HTML e CSS, por exemplo).

Na parte superior do Portal AASP você encontrará uma barra de acessibilidade com atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.

Para utilizar os atalhos é preciso saber qual navegador o visitante está utilizando para acessar o Portal AASP, porque cada navegador tem um padrão diferente.

Os padrões básicos de atalhos seguidos pelo Portal AASP são:

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente à barra de acessibilidade, podendo navegar pelos itens utilizando-se a tecla TAB e Enter para acionar os comandos para aumentar a fonte ou voltar ao tamanho normal.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, o usuário é direcionado para a página inicial do Portal AASP.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao menu do Portal AASP.
  • Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, o usuário é direcionado para entrar com seus dados como associado.
  • Teclando-se Alt + 5 em qualquer página do portal, o usuário é direcionado para a busca do Portal AASP.
  • Teclando-se Alt + 6 em qualquer página do portal, o usuário é direcionado para o mapa do site do Portal AASP.
  • Teclando-se Alt + 7 em qualquer página do portal, o usuário é direcionado para o rodapé do Portal AASP.
  • No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
  • No Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Option + número ou Cmd (command) + Option + número.
  • No Opera, as teclas são Shift + Escape (ESC) + número.

Para navegar entre os atalhos de acessibilidade, utilize a tecla TAB para selecionar e Enter para acionar.

Caso queira saber mais sobre acessibilidade e eMag, acesse os links abaixo: