O Portal AASP segue as principais recomendações de acessibilidade indicadas para sites na internet, definidas pelo W3C e outras entidades reguladoras.
Por conta desse cuidado, a AASP conquistou o selo de acessibilidade nível AA do WCAG 2.0:
Acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Na internet, acessibilidade refere-se às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e, no caso do governo brasileiro, ao eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O eMAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Estas recomendações têm como objetivo permitir que todos possam ter acesso ao conteúdo e informações dos websites, tendo ou não algum tipo de limitação visual, auditiva ou motora. As recomendações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necessidades do usuário, incluindo recomendações relativas ao código (HTML e CSS, por exemplo).
Na parte superior do Portal AASP você encontrará uma barra de acessibilidade com atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Para utilizar os atalhos é preciso saber qual navegador o visitante está utilizando para acessar o Portal AASP, porque cada navegador tem um padrão diferente.
Os padrões básicos de atalhos seguidos pelo Portal AASP são:
Para navegar entre os atalhos de acessibilidade, utilize a tecla TAB para selecionar e Enter para acionar.
Caso queira saber mais sobre acessibilidade e eMag, acesse os links abaixo:
AASP tem compromisso com o futuro sustentável!