AASP logo
AASP logo

Notícias

Software jurídico: 8 perguntas frequentes de advogados (as)

Como os softwares jurídicos podem auxiliar no gerenciamento do seu escritório?

A tecnologia já se estabeleceu como peça essencial na rotina de profissionais de diversos tipos de segmentos de mercados. Dentre os impactados está o setor legal, que já conta com uma gama significativa de sistemas digitais ou softwares jurídicos. Ambos feitos para facilitar o dia a dia profissional.

Pensando sobre essa “terceirização” de tarefas, quais são as reais vantagens ou desvantagens em investir em ferramentas deste perfil?

Criamos uma lista de perguntas e respostas para facilitar suas decisões futuras, quando o assunto for gerenciador de escritório digital. Confira:

1 – Por que eu deveria ter um software jurídico se meu escritório está organizado e estabilizado?

Começamos com uma pergunta fora da curva! Nem sempre um escritório de advocacia precisa de um gerenciador digital para se organizar. Você pode almejar sair alguns passos à frente de seus concorrentes e crescer com o auxílio desta tecnologia. Pode ser, ainda, para oferecer agilidade maior aos processos e respostas aos seus clientes. Nem sempre as soluções são necessárias em cenários caóticos, às vezes, é preciso enxergar o todo para entender as potencialidades do seu negócio. Neste caso, a instalação do software jurídico surge como uma estratégia dentro do seu planejamento.

2 – Esse tipo de sistema é difícil ou pouco intuitivo?

No mercado existem diversos tipos de softwares jurídicos, a etapa mais trabalhosa será a de pesquisar, para identificar qual modelo será o ideal para você e sua empresa. Quanto ao manuseio do programa, tema da pergunta, quando o sistema apresenta boas funções, deve fluir de forma simples e objetiva, facilitando as tarefas realizadas em seus ambientes.

3 – Utilizar esse tipo de software jurídico é seguro?

Tão seguro quanto qualquer outro tipo de automação. A tecnologia está cada vez mais moldada para evitar fraudes e perigos on-line. Desta forma, a segurança se torna prioridade na criação e execução desse tipo de programa, tornando o processo o mais seguro possível para seus usuários.

4 – Como um software voltado para a advocacia vai auxiliar na prática?

Podemos citar diversas vantagens e, novamente, entendemos que cada empresa ou escritório irá buscar esse tipo de ajuda por motivos diferentes e personalizados, porém, podemos citar algumas vantagens globais:

  • Contribuição para o crescimento do escritório;
  • Foco no cliente e na advocacia;
  • Diminuição de tarefas maçantes e repetitivas;
  • Automação de demandas;
  • Liberação de tempo para investimento em estratégias de captação;
  • Vantagem competitiva;
  • Otimização dos processos de cada cliente;
  • Garantia de cumprimento de prazos e compromissos;
  • Suporte digital e automatizado para sua equipe;
  • Melhora nos fluxos de trabalho;
  • Melhor gestão de todas as áreas: administrativa, financeira e jurídica, por exemplo;
  • Profissionalização do seu escritório.

5 – Softwares voltados para um segmento específico, como é o caso dos jurídicos, são mais caros?

Não necessariamente. O fato de ser segmentado não aumenta o valor a ser pago por essas ferramentas e em alguns casos esse tipo de produto pode vir agregado em um pacote, seja de serviços prestados por uma empresa ou serviços entregues por uma associação da qual você faça parte. Assim, existem diversas formas de garantir um custo justo para um produto de grande valor.

6 – O que devo buscar em um gerenciador digital para meu escritório jurídico?

Pensando de forma lógica e objetiva, podemos resumir em três palavras o que um bom software jurídico deve apresentar como soluções: agilidade, flexibilidade e tecnologia integrada pensada para advogados.

Ao escolher o fornecedor da tecnologia que auxiliará na gestão do seu escritório é preciso que você considere algumas questões, como:

Autoridade no mercado – escolha parceiros que entendam sobre as demandas legais e jurídicas e tenham credibilidade neste nicho.

Expertise em tecnologia jurídica – pesquise as instituições que oferecem esse tipo de serviço de forma ampla, para escolher com a certeza de grande melhorias para o seu negócio.

Abertura para sugestões – é sempre bom fazer negócio com empresas que estejam abertas às suas sugestões ou que ofereça produtos que possam ser moldados para atender as suas maiores necessidades.

7 – Quanto devo investir em um gerenciador de escritório?

Depende da sua demanda, podemos citar softwares gratuitos que cumprem todos os requisitos já citados neste artigo, e softwares com alto valor no mercado, criados para suprir demandas específicas. O investimento está diretamente atrelado ao do seu momento profissional e do seu escritório.

8 – Quais funções não podem faltar em um bom software jurídico para escritórios?

Para garantir o melhor suporte que um sistema legal pode te oferecer, você deve buscar por ferramentas integradas com: agenda, cadastro de processos e contratos, envio de intimações como o que a AASP oferece, cadastro de pessoa física e jurídica, organização de processos, fluxo de demandas e criação de pastas individuais para cada cliente.

Essas são perguntas frequentes,e ao mesmo tempo norteadoras, para quem almeja implementar o uso de um software jurídico em sua empresa e (ou) escritório. Em breve traremos novas abordagens sobre o tema.

Agora, se você é nosso associado e quer usar uma ferramenta que tenha todas essas características acima, conheça o Gestão Jurídica. O software jurídico da AASP está incluído em sua contribuição associativa e ganhou novas funcionalidades. Aproveite!

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: