AASP logo
AASP logo

Notícias

Reforma trabalhista, tecnologia no Direito e habeas corpus

14º Simpósio Regional AASP, em Recife, debateu temas relevantes para o dia a dia da advocacia.

O 14º Simpósio Regional AASP, realizado na última sexta-feira, 9/3, em Recife, contou com mais de 300 participantes: advogados e estudantes de Direito. Entre os objetivos do encontro, a aproximação ainda maior com os associados do Nordeste e a continuidade dos projetos de expansão da Associação para outros Estados do país. O evento contou com o apoio da OAB e da Escola Superior da Advocacia de Pernambuco.

Com a presença de renomados juristas, advogados e especialistas, o simpósio debateu, entre outros, os seguintes temas de extrema relevância para a advocacia: os impactos da tecnologia no Direito, a recente reforma trabalhista e o habeas corpus e o devido processo legal. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Junior foi um dos expositores.

Ao avaliar a iniciativa da AASP, o presidente da Escola Superior da Advocacia da OAB de Pernambuco, Carlos Neves Filho, afirmou: “É importante para a advocacia pernambucana receber a AASP com toda a sua experiência na área educacional, na área de debates acadêmicos e profissionais. Principalmente sendo o primeiro Simpósio Regional realizado fora do eixo Rio-São Paulo. As temáticas trazidas agregaram importantes contribuições para a advocacia trabalhista e para aqueles que militam nas áreas criminal, civil e do processo civil.  Saber que estamos com os parceiros certos nos conforta bastante”.

Para a diretora cultural, Fátima Cristina Bonassa Bucker, levar o 14º Simpósio Regional para Recife foi uma iniciativa arrojada: “Nós estamos bastante distantes da nossa sede em São Paulo, todos os outros simpósios aconteceram nas proximidades e este foi o primeiro voo mais distante que fizemos. A maior prova do sucesso dessa iniciativa foi a presença de diversas autoridades na abertura do evento (o presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, o presidente do TRF e o vice-diretor da Faculdade de Direito do Recife). Isso certamente fortalece os nossos vínculos com a comunidade jurídica pernambucana e com os advogados que prestigiaram o evento”.

Expansão  

“A AASP se preparou ao longo dos seus 75 anos para prestar serviços à advocacia e percebemos que nós podemos compartilhar o trabalho que desenvolvemos. Atualmente temos associados em todos os Estados brasileiros e queremos mostrar os serviços que são prestados para a advocacia pernambucana. A Associação existe para facilitar a vida do advogado, para defendê-lo no dia a dia do exercício profissional e para oferecer a ele instrumentos de trabalho e defesa das suas prerrogativas. Viemos a Pernambuco para expandir o trabalho da AASP e apresentá-lo ainda mais à advocacia pernambucana”, disse o presidente da Associação, Luiz Périssé Duarte Junior, em declaração à imprensa durante a abertura do simpósio.

Autoridades

O simpósio foi prestigiado por diversas autoridades, com destaque para a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador federal José Silva de Carvalho; do 1º vice-presidente do TJPE, desembargador Cândido Saraiva; do corregedor-geral de Justiça do Estado de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos; do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Valdir Carvalho; além de diretores de faculdades de Direito do Recife e presidentes de subseções da OAB de Pernambuco.

Confira as fotos no Flickr: https://flic.kr/s/aHsmfPwpuL

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: