AASP logo
AASP logo

Notícias

Mês da Mulher AASP foi uma maratona de conhecimento partilhado

Mais de 70 horas de cursos, palestras, debates e workshops ao vivo.

Mais de 5 mil pessoas se inscreveram nos cursos, palestras, workshops e debates do Mês da Mulher AASP. Em 34 eventos, a Associação levou conhecimento jurídico e analisou contextos sociais a partir da condição feminina, mantendo aberta a discussão sobre igualdade de gênero em todas as esferas.

“Essa grande participação mostra que a temática interessa a todos como sociedade”, avalia Viviane Girardi, presidente da AASP. “A Associação, ao oferecer uma programação tão extensa e heterogênea, cumpre seu papel de partilhar o conhecimento e promover a interação”, disse.

70 horas

A programação viabilizou encontros virtuais com saberes diversos. A Secretária Municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Prudente, palestrou sobre a importância do feminismo na construção do Estado Democrático de Direito. O curso “Família em mudança” abordou as novas construções familiares e as implicações legais para conflitos, divisão de bens, guarda de filhos e cooperação internacional.

Na aula magna da presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a ministra Maria Cristina Peduzzi sobre “A mulher e a isonomia salarial” ficaram explícitas algumas das mazelas da sociedade, como o fato de a mulher ainda receber menos do que o homem, pelas mesmas funções, e a disparidade no trabalho doméstico, que impacta o desempenho profissional feminino e dificulta a ascensão a cargos de liderança.

O debate “Direito Tributário e desigualdade de gênero” demonstrou como a carga de impostos é maior sobre o consumo das mulheres do que dos homens, em produtos essenciais.

Psicologia positiva, exemplos de superação e liderança, novas formas de trabalho, desenvolvimento da criatividade e da inteligência emocional, a importância da arte e da adaptação foram temas de workshops.

“O grande interesse por temas não jurídicos nos revela a possibilidade de ampliar a gama de pautas para a grade permanente”, contou Silvia Pachikoski. A advogada, diretora cultural da AASP, já está em busca de novos conteúdos para incluir na programação: “Precisamos entender que esse momento de pandemia exige muito do emocional de todos, e é preciso oferecer aos associados e associadas atividades de apoio”.

Igualdade

O Mês da Mulher AASP permitiu construir um saber coletivo, formatar parcerias e ampliar o olhar para que suas discussões não se restrinjam a um período ou celebração. A promoção da igualdade, indispensável às relações sociais, tem sido assumida pela Associação, atualmente dirigida por um Conselho paritário da entidade. Espera-se que, como na AASP, também na sociedade o protagonismo feminino seja exaltado, e que mulheres e homens possam partilhar conquistas. Equidade e inclusão, e suas relações com o Direito, permanecerão na pauta.
Os eventos continuarão disponíveis nas redes sociais da Associação como um convite permanente à reflexão e ao aprimoramento da sociedade.

Link para YouTube: Mês da Mulher AASP

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: