AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP e Faculdade de Direito de Coimbra firmam parceria

Associação dos Advogados de São Paulo e Faculdade de Direito de Coimbra firmam convênio para difusão do conhecimento jurídico.

A noite de 14 de agosto foi a data escolhida pela Associação dos Advogados de São Paulo para comemorar os 190 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Em um evento com a presença de mais de 250 pessoas e transmissão pelas antenas da AASP para oito cidades, a Associação recebeu o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Rui Manuel de Figueiredo Marcos.

Também participaram da mesa de trabalhos do evento: a professora doutora Elza Antônia Pereira Cunha Boiteux, livre-docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Eduardo Serur, representando o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco; e o professor doutor Rogério Cruz e Tucci, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e ex-presidente da AASP.

Além da palestra magna do professor Rui Manuel de Figueiredo Marcos, o destaque da solenidade foi a assinatura do convênio entre a AASP e a Faculdade de Coimbra para difusão de conhecimento jurídico.

O objetivo da parceria é fomentar o ensino, a pesquisa e o aperfeiçoamento acadêmico e profissional de estudantes de Direito e advogados, mediante a realização de cursos de extensão, especialização ou pós-graduação; seminários; congressos; intercâmbio de docentes e discentes; realização de publicações; entre outras ações.

O diretor Rui Manuel de Figueiredo Marcos fez uma avaliação histórica e resgatou a trajetória da construção dos cursos de Direito, da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Direito da USP, da elaboração dos códigos civis em diversos lugares do mundo, chegando ao Código Civil atual de Portugal. Ele falou também sobre a reforma do Direito no momento do novo CPC, as mudanças realizadas ao longo do tempo no Direito português (com inspiração de outros países), quando se buscou um equilíbrio entre a liberdade individual e o direito da comunidade.

“É uma honra participar desta cerimônia solene. Jubilosa homenagem ao ensino do Direito no Brasil e do Direito luso-brasileiro. O que nós somos, somos pela história. Momentos reluzentes enfileirados na cadeia sem fim. Trazer à memória é, de certo modo, voltar a viver”, disse Rui Manoel no início da palestra magna.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: