AASP logo
AASP logo

Notícias

Atenção e cuidado com os mais pobres

Solidariedade e justiça de Yves Hélory, ou Santo Ivo, dão início ao processo de formação da Defensoria Pública.

 

Não é preciso ser religioso para admirar a história de Santo Ivo, patrono dos advogados. Com dedicação irrestrita, Yves Hélory (nome de batismo) foi o primeiro advogado a defender as causas dos mais pobres. Construiu uma trajetória de respeito e admiração entre 1277 e 1303, período em que se especializou em Direito Civil e Direito Canônico, atuou como conselheiro jurídico, juiz eclesiástico e advogado, construiu um hospital para cuidar dos doentes pessoalmente e saía à procura dos mais necessitados para pregar, orientar e ajudar, até mesmo com o seu dinheiro, os mais pobres.

Recebeu o título de “advogado dos pobres” por sua intransigente defesa dos menos favorecidos. Seu exemplo foi um dos alicerces para a criação da Instituição dos Advogados dos Pobres, órgão que funcionava como a atual Defensoria Pública, motivo pelo qual, em vários países, comemora-se o Dia da Defensoria Pública na data do falecimento de Santo Ivo, 19 de maio. Neste assunto, o Brasil saiu na frente, sendo um dos primeiros países a instituírem a defensoria na Constituição, no art. 134, parágrafo único.

“Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente”, é uma das frases mais lembradas de Santo Ivo, canonizado pela Igreja Católica em 1347 a pedido de bispos e autoridades civis. Após o processo de investigação do Vaticano, o Papa Clemente VI, com a solene bula de 19 de maio, assinada em Avignon, proclama Ivo inscrito no catálogo dos santos e confessores.

Origem

Yves Hélory nasceu em 17 de outubro de 1253 perto de Treguier, na baixa Bretanha, França. Era filho do lorde Helory de Kermartin e Azo Du Kenquis, uma família da pequena nobreza, com educação cristã. Em 1267, com apenas 14 anos de idade, foi estudar Teologia na Universidade de Paris, onde foi aluno de São Tomás de Aquino. Em 1277 foi para Orléans e se formou em Direito Civil e Direito Canônico, voltando posteriormente para a Bretanha. Julgava todo tipo de litígio, contratos, heranças, casos matrimoniais, menos os processos criminais. Faleceu em 1303, aos 50 anos, de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde é objeto de devoção dos fiéis. Sua festa como santo é comemorada na data do falecimento, 19 de maio.

Imagem

Os desenhos que representam Santo Ivo mostram um homem com uma bolsa na mão direita, por todo o dinheiro que ofertou aos pobres, e um papel enrolado na outra, por causa de seu ofício de advogado e magistrado. Outra representação é a imagem do santo entre um personagem rico e outro pobre.

ARTE DESTACADA

Missa

A Associação dos Advogados de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo e o Instituto dos Advogados de São Paulo têm a honra de convidá-lo para a missa em louvor a Santo Ivo, padroeiro dos advogados, a ser celebrada no dia 18 de maio, às 19 h, na Igreja de Santo Ivo, situada no Largo da Batalha, nº 189, Ibirapuera.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: