AASP logo
AASP logo

Notícias

As novas ferramentas de documentos e assinaturas digitais

Por Alexandre Atheniense

Estamos próximos de completar duas décadas de vigência do marco inicial regulatório dos documentos a assinaturas digitais no Brasil. Desde então, cerca de 800 mil advogados já fazem uso diário do certificado digital para as práticas diárias, porém a contradição que me incomoda é o fato de que a grande maioria restringe o uso das assinaturas apenas para protocolar peças processuais e desconhece inúmeras atividades operacionais que poderiam lhe propiciar ganho de tempo e economia em troca do apego ao papel.

Pensando nisso, a AASP mais uma vez inovou para lançar no mercado jurídico, sob a minha coordenação o curso inédito presencial e pela internet “Como tirar o maior proveito de documentos e assinaturas digitais na prática da advocacia“.

O objetivo será levar aos advogados de todo o país o conhecimento sobre as inúmeras utilidades sobre como o uso de documentos e assinatura digital vão impulsionar, beneficiar e potencializar a performance dos advogados na sua prática diária.

Os advogados precisam imediatamente mudar os seus hábitos analógicos e admitir que já não faz mais sentido continuar com o ultrapassado apego ao papel. Isto gera um custo considerável, sem contar a morosidade na execução das rotinas operacionais, nenhuma acessibilidade pelos smartphones e tablets, risco de perda de informação em papel e outros tantos problemas que não se adéquam a um cenário em que os ramos da atividade estão migrando e impulsionando suas atividades para as plataformas digitais.

Vencer as barreiras culturais e formar opinião de clientes, advogados, fornecedores, colaboradores sobre o uso da manifestação de vontade em formato digital passou a ser mandatório!

Ao contrário do que possa ser percebido pela maioria, a utilização do “token”, ou seja, a designação atribuída pelo mercado ao certificado digital armazenado em pen drive, já deixou de ser a única alternativa operacional para a utilização das assinaturas digitais.

Com a proliferação das novas tecnologias, sobretudo para facilitar as atividades dos advogados, que são seres móveis por natureza e por isso demandam soluções de acessibilidade e mobilidade, hoje é possível a utilização dos certificados digitais em nuvem ou armazenados nos smartphones e tablets com auxílio do uso de recursos biométricos para assinar. Raros são os advogados que operam desta forma.

Outra lacuna operacional ainda predominante é a falta de cultura do advogado para utilização de portais de assinaturas digitais ou eletrônicas, para otimizar o seu fluxo de trabalho para transformar a assinatura de contratos, procurações, declarações ou qualquer outra manifestação de vontade celebrada com terceiros apenas pela plataforma digital.

Outra vantagem operacional em conformidade legal que é muito pouco utilizada pelos advogados é a assinatura eletrônica sem o uso de certificados digitais, que, em determinadas condições será a solução viável e nem por isto será considerada como inválida.

Além disso, o Blockchain tem surgido como uma alternativa para meio de identificação com robustez e garantia de integridade para obtenção e preservação de documentos e provas digitais que se torna alternativa menos onerosa que as atas notariais.

O curso irá abranger todas essas alternativas operacionais de modo a capacitar os advogados a tirar o maior proveito de sua atividade profissional nas plataformas digitais e a se preparar para o futuro nas plataformas digitais.

Esperamos por vocês.

Inscreva-se aqui

Curso: Como tirar o maior proveito de documentos e assinaturas digitais na prática da advocacia?

Data: 22/11

Local: Unidade Centro da AASP

 

 

Leia também: