AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP reúne-se com PGFN e representante do Legislativo para tratar do voto de qualidade do Carf

Associação é contrária ao regramento previsto na MP nº 1.160 quanto ao voto de qualidade e manifesta preocupação com piso de acesso ao Carf, que impactará principalmente pessoas físicas e pequenas empresas.

­

­

Na tarde de quarta-feira (12/4), o Presidente da AASP – Associação dos Advogados, Eduardo Foz Mange; e o Diretor Financeiro, Antonio Carlos de Almeida Amendola, reuniram-se com a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi Ruas de Almeida; e com o Deputado Federal Alex Manente, para tratar da Medida Provisória (MP) nº 1.160/2023, que permite aos conselheiros representantes da Fazenda Nacional desempatar as votações do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) em favor da União – trata-se do chamado “voto de qualidade”.

­

Durante a reunião na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), os representantes da Associação debateram com a Procuradora-Geral acerca da legalidade da MP; do papel da PGFN na inscrição do crédito tributário, decorrente de julgamento no Carf decidido pelo voto de qualidade, e das implicações daí decorrentes.  Os participantes da reunião também trataram do projeto de lei que substituirá a MP.

­

Na oportunidade, foi abordada e criticada a previsão constante da mesma MP de aumento de valor de piso mínimo de acesso ao Carf – aumentando de 60 para 1.000 salários mínimos – que impacta, sobretudo, pessoas físicas, pequenas, micro e médias empresas.

­

Na reunião com o Deputado Manente, a AASP se manifestou contrariamente à MP 1.160, bem como a projeto de lei que venha a eventualmente substituí-la com mesmo conteúdo.

­

Acompanhe a atuação da AASP sobre o tema clicando aqui.

­

AASP

Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

­

Leia também: