AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para janeiro

Venha conferir as sugestões de leitura que a Editora AASP separou especialmente para você.

­

Aprofunde o seu conhecimento sobre arbitragem, tecnologia na sociedade, meios de solução de conflitos, Direito Processual das Famílias e Direito Tributário e Financeiro.

­

Boa leitura!

­­

Arbitragem e Poder Judiciário

(Migalhas, 2023)

Marcada pela amplitude e atualidade dos temas, a obra reúne renomados autores e conta com apresentação do Ministro Marco Aurélio Bellizze e prefácio de Celso Cintra Mori. Único no mercado editorial, o trabalho é dividido em 24 capítulos e oferece ao leitor um estudo aprofundado da matéria sob diferentes perspectivas.

­

Tecnologia na sociedade da informação para a educação

(Juruá, 2022)

A obra trata da utilização de recursos tecnológicos na educação na sociedade da informação, discutindo dialeticamente a educação e o direito de autor, a fim de contribuir para o debate acerca da utilização de recursos educacionais abertos e suas implicações para o direito de autor. A revisão bibliográfica realizada aponta para uma compreensão da viabilização da educação enquanto direito segundo a ideia de acesso à rede mundial de computadores e aos conteúdos veiculados por esse meio, cuja principal voz em defesa de um novo paradigma na educação é realizada pelo movimento dos recursos educacionais abertos, os quais propugnam pela remoção de um de seus entraves, qual seja: o direito de autor.

­

Meios adequados de solução de conflitos

(Almedina, 2023)

A obra reúne estudos de vanguarda sobre aspectos polêmicos de diversas formas de resolução de conflitos, entre eles: a arbitragem no setor de energia, a boa gestão do procedimento arbitral, a análise econômica de projeto de lei para alterar a Lei de Arbitragem Brasileira e do Conflito de Competência entre arbitragem e ação judicial envolvendo disputa sobre franquia, a responsabilidade dos players na efetividade da arbitragem, a vinculação do administrador à cláusula compromissória em estatuto social, a cooperação do Judiciário no procedimento arbitral, a prova técnica nas arbitragens, a possibilidade de o Judiciário reduzir a multa do art. 413 do CCB, diversas questões envolvendo os dispute boards e práticas colaborativas empresariais, a mediação e o acordo estrutural, a escolha do mediador, os métodos consensuais em reestruturação empresarial e a mediação empresarial em M&As.

 

Ensaios sobre Direito Processual das Famílias

(Editora Foco, 2024)

Nessa obra você encontrará uma tapeçaria literária que reflete a incrível heterogeneidade do Brasil. Cada ensaio abre uma janela para um mundo diferente. Das vastas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste às movimentadas metrópoles das regiões Sul e Sudeste, cada autor nos apresenta uma perspectiva diferente sobre temas complexos do Direito Processual das Famílias brasileiro, enriquecendo-os com suas experiências pessoais, tradições culturais e visões particulares de mundo. O resultado não poderia ser diferente: um testemunho vivo da riqueza que surge quando abraçamos a diversidade e a aceitação.

­­

Curso de Direito Tributário e Financeiro

(Saraiva Jur, 2024)

A 10ª edição desse curso de Direito Financeiro e Tributário destaca-se pela sua excelência e constante atualização. Estruturado cuidadosamente, o livro oferece uma análise profunda de questões doutrinárias e jurisprudenciais, explorando os principais institutos dessas áreas. Dirigido a profissionais e acadêmicos, o curso é reconhecido como bibliografia básica por instituições de ensino e bancas examinadoras de concursos públicos.

­

AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência.

Leia também: