AASP logo
AASP logo

Notícias

Políticas afirmativas e programas de desenvolvimento no mercado de trabalho

Diversidade, equidade e inclusão são aliados importantes na construção de um ambiente empresarial heterogêneo.

­

Combater as desigualdades históricas e desempenhar ações que promovam a inclusão de grupos minorizados, seja com políticas afirmativas, seja com programas de desenvolvimento, devem ser um compromisso das empresas que desejam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

­

Promover diversidade organizacional vai muito além da reserva de vagas. É necessário que as empresas se aprofundem na temática com mentorias, trilha de conteúdo, planos de carreiras e estratégias que permitam que esses grupos não só acessem o mercado de trabalho, mas também se desenvolvam, tenham paridade de salário e oportunidade de chegar a cargos de gestão e liderança, já que, mesmo com 56% da população brasileira se declarando preta ou parda, apenas cerca de 4% estão em cargos de liderança, segundo dados do Instituto Ethos, em pesquisa com as 500 empresas de maior faturamento do Brasil.

­

Já de acordo com o estudo “Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como referência o ano de 2021, pessoas brancas com Ensino Superior completo ou mais ganharam em média 50% a mais do que as pretas e cerca de 40% a mais do que as pardas.

­

Vale destacar que essas práticas beneficiam toda a estrutura organizacional, uma vez que uma empresa diversa impulsiona a inovação, a criatividade, a resolução de problemas, o desempenho empresarial, além de diminuir a rotatividade (turnover), atrair novos talentos e, ao mesmo tempo, cumprir obrigações legais, sociais e éticas importantes.

­

Será que o mercado está se preparando para esses desafios? Para entender o cenário, o Boletim AASP falou com especialistas sobre o tema. Leia agora a matéria da edição 3183 da publicação: Clique aqui.

­

A AASP

Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos

Leia também: