AASP logo
AASP logo

Notícias

Vitória da advocacia no STJ consolida direito

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o trancamento de investigação instaurada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra duas advogadas que gravaram, sem autorização, o depoimento de um cliente no procedimento que apura a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O colegiado entendeu que não houve ilegalidade na conduta das profissionais.

Com a decisão, foram anulados todos os atos de investigação e judiciais requeridos no procedimento, inclusive a operação de busca e apreensão realizada nas residências e no escritório das advogadas, às quais deverão ser restituídos todos os bens ilegalmente apreendidos.

Para o relator, ministro do STJ Joel Paciornik, a gravação realizada pelo MP já deveria ter sido integralmente disponibilizada às advogadas. Portanto, observou, também por esse motivo, que não haveria sentido lógico algum em sua responsabilização. A vitória das advogadas é tema de reportagem no Boletim 3152.

Acesse aqui e saiba mais.

AASP

Fundada há 79 anos, a AASP — Associação dos Advogados possui aproximadamente 80 mil associados em todo o território nacional, tendo por principal missão potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Seus associados e associadas usufruem de cursos sobre os mais relevantes temas jurídicos, além de produtos e serviços de excelência como intimações on-line, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, avançado sistema de pesquisa de jurisprudência, modernos programas de gerenciamento de processos e do próprio escritório, emissão e renovação de certificado digital, entre outros.

Leia também: