AASP logo
AASP logo

Notícias

Setembro Amarelo | Cinco formas de cuidar da sua saúde mental

 

Confira dicas simples para prevenir transtornos relacionados à mente.

A qualidade de vida emocional de uma pessoa nem sempre é tratada de maneira aberta ou adequada. Doenças mentais, no entanto, afetam grande parte da população e acendem o alerta da sociedade durante este mês, dedicado à prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão – e o risco de desenvolvimento da doença em mulheres é três vezes maior do que em homens –, além de ser a principal causa de afastamento no trabalho, afetando 6% da população brasileira (11,5 milhões de pessoas). 

Para enfrentar o tabu em torno do assunto, preparamos cinco dicas que podem fazer a diferença para você ou para quem você ama. 

Confira: 

Puxando o cabo da tomada

A tecnologia nos proporciona uma série de facilidades e ferramentas, com automação de processos e entretenimento. Mas já tentou se afastar um pouco da sensação de prazer, e também de ansiedade, que a internet proporciona? Pode parecer difícil, mas deixar de lado as mensagens constantes e as redes sociais é uma ótima forma de “desintoxicar” sua mente. 

Exercite-se

Além de melhorar seu condicionamento físico, a prática constante de atividade física aumenta a capacidade cognitiva e reduz os níveis de estresse. Dançar, correr ou fazer uma simples caminhada diária de 30 minutos já é o suficiente. 

Vamos meditar?

Excelente técnica para manter calma nossa mente, a meditação é aliada nos momentos de maior pressão. Uma mente silenciosa é capaz de encontrar soluções claras, que nos ajudam a superar desafios diários, além de garantir mais qualidade de vida e preservar a saúde mental.

Cobranças têm limite

A vida contemporânea está repleta de intensas cobranças, seja no ambiente profissional, seja na vida particular. Mas buscar perfeição a todo custo pode comprometer seriamente a qualidade de vida. Lembre-se de que nada vale sua saúde física e mental. Portanto, respeitar os seus limites é um grande passo para alcançar o bem-estar.

Hora de dormir

O sono é como o alimento para o organismo: repõe energias, revigora o corpo e nos deixa prontos para o dia seguinte. Dormir de 8 a 9 horas ininterruptas também significa uma pausa para influências externas. Ignorar o sono, segundo especialistas, pode causar estragos no cérebro, prejudicando o raciocínio, o equilíbrio emocional e, a longo prazo, até mesmo distúrbios psiquiátricos.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP; Cartilha de Saúde Mental da Advocacia; Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata); https://www.psicologiaviva.com.br/caapr/; https://www.pge.ms.gov.br/

Leia também: