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Planejamento para advogados: você sabe como manter sua clientela?

Os termos “marketing”, “propaganda” e “divulgação” enfrentam limitações advindas de regras éticas da advocacia. Sendo assim, como um(a) advogado(a) poderá captar e manter clientes de forma mais efetiva? Vamos debater algumas estratégias juntos!

O foco deste artigo é o planejamento para advogados! Quando falamos em captação de novos clientes e manutenção de uma cartela de clientes, logo nos vem à mente o art. 7º do Código de Ética de Disciplina da OAB: “É vedado o oferecimento de serviços profissionais que impliquem, direta ou indiretamente, inculcação ou captação de clientela” e o art. 34 da Lei nº 8.906/1994 (que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil): “Constitui infração disciplinar: angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros”.

Por isso, como proposta de um novo mindset para 2020, valorize estratégias de gestão para o seu escritório de advocacia, assim, elas poderão suprir eventuais necessidades de campanhas publicitárias.

Ainda sobre os temas, você encontra em nosso portal os artigos: Comece 2020 planejando uma boa gestão para o seu escritório e 10 dicas para encantar seus clientes: lista para advogados(as).

Advogados devem conquistar seus clientes

Dadas as devidas explicações no tópico anterior, devemos então destacar os pontos que um(a) advogado(a) deve trabalhar para que seus clientes sejam fiéis aos seus serviços a ponto de indicá-los para novas pessoas e que tenham a intenção de ter o mesmo profissional sempre ao seu lado em questões judiciais.

Para isso, seguem sugestões para o possível planejamento para advogados:

  • Comunique-se muito bem e estreite o relacionamento com o seu cliente;
  • Seja digital! Tenha um site com um bom conteúdo, redes sociais bem administradas, aposte em boas imagens e entenda o tipo de conteúdo que cada uma deve conter. Calma, você não precisa se formar em comunicação, apenas conseguir especialistas da área para cuidarem dessa vertente da sua carreira;
  • Amplie suas conexões;
  • Indique colegas para alimentar o ciclo de indicações da sua rede;
  • Antecipe objeções de novos clientes e faça-os acreditarem que você pode resolver o problema deles;
  • Saiba se vender, mas não deixe de ser verdadeiro em tudo o que relatar;
  • Conheça modelos mais modernos de cartões de visita, o digital, inclusive;
  • Dissemine conteúdos educativos em suas redes sociais;
  • Crie conteúdo relevante para o seu público. Pequenas dicas sobre leis de interesse dos seus potenciais clientes são um exemplo de como se aproximar deles;
  • Mantenha seu site atualizado, ele é a sua versão digital e a mais vista e acessada diariamente;
  • Leia! Leia livros sobre assuntos diversos, mantenha-se interessado(a) e antenado(a).

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

 

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