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Dicas para tornar o seu home office uma experiência única

Ter disciplina e concentração é essencial para alcançar a almejada produtividade nas tarefas quando trabalhamos de casa.

Diante da pandemia da Covid-19, empresas estão adotando o home office. As recomendações da OMS reforçaram a necessidade do confinamento para procurar “achatar a curva” de propagação do vírus. No mundo jurídico essa iniciativa foi adotada pelos tribunais do país, tendo o CNJ, inclusive, aprovado regras para servidores do Judiciário trabalharem à distância. Escritórios também passaram a implantar essa modalidade de trabalho remoto.

Entretanto, embora trabalhar de casa traga inúmeros benefícios, pode ser bastante desafiador para quem está acostumado com a rotina de se preparar para ir ao trabalho, de se deslocar até lá, de fazer intervalos definidos para refeição e, o mais importante, de interagir com outras pessoas durante todo o dia.

No ambiente doméstico, nada disso acontece, e seu cérebro deve fazer adaptações para que você possa manter a postura profissional e ter produtividade. Aqui, reunimos algumas dicas para auxiliar na criação desse novo mindset, focado na autogestão.

  1. Produtividade é estimulada com um ambiente organizado

Ter disciplina é essencial para manter o foco e alcançar a almejada produtividade. Defina um espaço da casa, reserve-o para ser o seu local de trabalho. Assim, você evita que o cotidiano doméstico venha a se misturar às suas responsabilidades profissionais e, ainda, afasta as interrupções e distrações com a casa, com a família, com seus pets.

A forma como você mantém o ambiente faz toda a diferença. Enquanto, para realizar atividades criativas, você não precisa se preocupar tanto com a arrumação, para cumprir com eficiência suas responsabilidades profissionais, melhor deixar tudo limpo e organizado. Você vai ver a diferença.

Além disso, você deve manter algumas rotinas, como, por exemplo, arrumar-se para trabalhar. Claro que não será necessário vestir um traje social, mas evite usar roupas de ginástica ou pijamas, inclusive porque, durante seu dia, você terá contatos por vídeo com outros profissionais e precisará estar apresentável.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Para trabalhar em casa, as ferramentas tecnológicas ganham ainda mais importância. Invista um tempo testando novas ferramentas que ajudem a manter a sinergia e a aumentar a eficiência e produtividade, sua e da equipe.

Por exemplo, aplicativos de mensagens instantâneas e webmail com hangouts são alternativas para se comunicar com os colegas de escritório e com clientes. Outras soluções, como o Gerenciador de Escritório da AASP, que automatiza o acesso às intimações e organiza sua agenda, seus processos e documentos de forma simplificada, também irão ajudar em suas tarefas.

  1. Sem exageros! (Home office não significa excesso de trabalho)

A quantidade de tarefas, a comodidade do lar e a falta de controle dos horários podem fazer você perder a noção de quanto tempo dedicou ao trabalho e negligenciar as coisas agradáveis que faria fora do expediente.

Para evitar que isso ocorra, uma boa dica é definir e controlar a quantidade de horas trabalhadas, respeitando, inclusive, as pausas para refeição e para um cafezinho, como você faria no escritório. Esses intervalos podem ser aproveitados, também, para um contato social com seu time ou com outros colegas.

Ao determinar seu período de trabalho, você poderá usufruir do tempo restante para se dedicar às atividades da casa e às de sua vida pessoal, tal como faria se estivesse indo ao escritório.

Por exemplo, se você tem um animal de estimação, reserve um momento para cuidar dele. Preste atenção, também, a seus hobbies e atividades esportivas, que vão sempre contribuir para seu bem-estar. Por fim, assegure-se de destinar um horário específico para que seus afazeres domésticos fiquem sempre em dia. Com isso, você conseguirá dosar sua dedicação profissional em home office, mantendo-se produtivo.

  1. Estabeleça horários para manter o foco

Os prazos processuais, de entrega de trabalhos, continuam a fluir, é claro. Entretanto, além desses, faça uma agenda diária das atividades, com horário de início e fim de cada uma. Obrigue-se a cumprir seu planejamento. Somente inicie uma nova tarefa após concluir a anterior.

Observe que o tempo médio de concentração de uma pessoa é de cerca de 50 minutos. Não se esqueça disso estando em casa. Para atividades mais demoradas, divida-as em etapas, colocando alarmes para as pausas estratégicas. Aproveite essas pausas para se alimentar. O cérebro utiliza muita energia, e a maleabilidade dos horários pode confundir o corpo. Pense nisso quando montar sua rotina.

Além disso, por estarmos mais dependentes dos dispositivos tecnológicos, ficamos mais conectados com redes sociais e outras formas de distração. Utilize esses recursos como uma recompensa; por exemplo, passe 10 minutos em seu feed após 50 minutos de trabalho.

  1. Adote uma postura colaborativa

Nem todo o mundo lida com a mudança de rotina da mesma forma. Esteja disponível para ajudar e tenha humildade para pedir ajuda se for preciso.

As videochamadas, por exemplo, podem ser uma ferramenta muito útil. Procure agendá-las em horários estratégicos, tanto para definir atribuições como para trocar ideias e acompanhar as etapas de execução. Com isso, todos poderão dar uma força para o colega que estiver enfrentando maiores dificuldades. Compartilhando suas atividades e experiências, tanto você como sua equipe e outros colegas poderão se manter mais engajados e motivados.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

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