AASP logo
AASP logo

Notícias

Advocacia e futuro: novos tempos, novas atitudes

Mario Sergio Cortella cita filósofos clássicos para preparar os profissionais para os desafios que estão chegando.

“O nosso tempo é o futuro. Não como vivência, já que vivemos o presente; mas como expectativa, esperança ativa e compromisso com a necessidade de darmos conta daquilo que são os nossos propósitos”, avalia Mario Sergio Cortella. Em respostaRespondendo às indagações de Viviane Girardi, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), o filósofo abriu o Encontro Digital AASP 2021.  

Juntos, a advogada e o professor dialogaram sobre os desafios que a advocacia enfrenta neste período especialmente complexo, marcado por avanços tecnológicos, Covid-19, incertezas e novas formas de sociabilidade. 

Ao analisar o impacto da pandemia, Cortella lembrou um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuído a Homero: Ilíada. A narrativa, centrada na guerra de Troia, tem como protagonista o herói Aquiles. “Aquiles morre com uma flechada no calcanhar porque supôs ser invulnerável. E a melhor maneira de se colocar em risco é assumir essa atitude”, pondera o professor para, em seguida, analisar que a humanidade incorre na mesma “arrogância” ao se imaginar imune ao que a natureza poderia lhe proporcionar. “Um ser – que nem é considerado um ser vivo –, um vírus, nos colocou em estado de absoluta perplexidade”. 

Mesmo cético, lembrando que as sociedades são capazes de esquecer rapidamente as duras lições aprendidas em tempos de crise e repetir os erros já cometidos, ele comemora os avanços alcançados, em tempo recorde, de adaptação e reação para frear os prejuízos causados pelo vírus. E garante, com uma referência a Heráclito de Éfeso: “Não seremos os mesmos e as mesmas após a pandemia, mas também não seremos inéditos, porque trazemos muito da nossa trajetória”.  

Segundo Cortella, apenas o fortalecimento de instituições de proteção à vida e aos direitos que a vida envolve é capaz de fazer com que as lições aprendidas na pandemia perdurem e produzam um novo comportamento social. “Uma parte das pessoas aprenderá a solidariedade como aquilo que ela é de fato: algo que tem a ver com solidez e que dá substância à nossa existência partilhada”.  

Alicerçado nas lições do norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882), o professor ensina como atravessar um tempo de instabilidade e incertezas profissionais: “Torna-te necessário a alguém”. Por razões contratuais, não disponibilizamos a íntegra do painel Advocacia e futuro: novos tempos, novas atitudes em nosso YouTube.

ENCONTRO DIGITAL 2021 – Mais de 6 mil pessoas se inscreveram para o Encontro Digital AASP 2021, que reuniu especialistas em Direito e personalidades de notório saber para discutir o futuro da advocacia. As cinco horas de programação contaram com Mario Sergio Cortella, Caitlin Mulhollan, Gisela Sampaio da Cruz, Raphael Miziara, Sandra Krieger Gonçalves, Juliana Pacheco e Silvio Meira. 

Pelo segundo ano consecutivo, o maior evento da Associação aconteceu de forma híbrida: ao vivo, os palestrantes debateram remotamente com a presidente Viviane Girardi e com diretores da AASP Silvia Rodrigues Pachikoski, André Garcia e Eduardo Mange, que assumiram a mediação, presencialmente, no auditório da Unidade Centro, em São Paulo.

A transmissão por plataforma de streaming, com cobertura em tempo real nas mídias sociais da AASP, democratizou o acesso e permitiu a profissionais de diversas áreas e de vários Estados participar dos painéis. Foram quatro, com média de público de 2 mil pessoas, com os temas Advocacia e Futuro: novos tempos, novas atitudes; LGPD; Publicidade para a Advocacia e Inovação e Transformação Tecnológica na Advocacia. Leia mais.

Leia também: