AASP logo
AASP logo

Notícias

Encontro Digital AASP 2021 destaca tendências da advocacia

O futuro da profissão passa por aprendizado constante, suporte tecnológico, apoio de inteligência artificial, orientação por dados e profundo saber jurídico para respeitar a privacidade de cidadãos e empresas e defender seus direitos.

Mais de 6 mil pessoas se inscreveram para o Encontro Digital AASP 2021, que reuniu especialistas em Direito e personalidades de notório saber para discutir o futuro da advocacia. As cinco horas de programação contaram com Mario Sergio Cortella, Caitlin Mulhollan, Gisela Sampaio da Cruz, Raphael Miziara, Sandra Krieger Gonçalves, Juliana Pacheco e Silvio Meira. 

Pelo segundo ano consecutivo, o maior evento da Associação aconteceu de forma híbrida: ao vivo, os palestrantes debateram remotamente com a presidente Viviane Girardi e com diretores da AASP Silvia Rodrigues Pachikoski, André Garcia e Eduardo Mange, que assumiram a mediação, presencialmente, no auditório da Unidade Centro, em São Paulo.

A transmissão por plataforma de streaming, com cobertura em tempo real nas mídias sociais da AASP, democratizou o acesso e permitiu a profissionais de diversas áreas e de vários Estados participar dos painéis. Foram quatro, com média de público de 2 mil pessoas, com os temas Advocacia e Futuro: novos tempos, novas atitudes; LGPD; Publicidade para a Advocacia e Inovação e Transformação Tecnológica na Advocacia.

“Estou grata pela participação ativa de associadas e associados, estudantes e muitos outros profissionais, que se reuniram virtualmente para debater o nosso futuro. O Encontro tem o objetivo de estimular o pensamento crítico, e saímos daqui com novos conhecimentos e motivados a protagonizar as mudanças que cabem a nós como sociedade”, resumiu Viviane Girardi, presidente da AASP. 

Quero mais

Ao fim de cada debate, o público alternava elogios e pedidos de uma nova rodada de conversa. Foram muitos os comentários e sugestões para ampliação do tempo e promoção de novas discussões sobre LGPD na advocacia, tecnologia e Direito, principais temas abordados no Encontro. 

“Um evento como esse precisa de meses de organização. Pela complexidade, não seria possível fazer mais de um por ano. Mas estamos atentos aos pedidos e incluímos esses temas na grade de cursos e eventos da AASP. O conteúdo do Encontro ficará disponível a todos gratuitamente em nosso canal do YouTube, pois entendemos ser de suma importância promover atualização contínua”, explicou Silvia Rodrigues Pachikoski, diretora cultural da AASP e uma das organizadoras do evento. 

Aulas extras

Com o intuito de oferecer conteúdo de qualidade para profissionais que atuam em diferentes áreas do Direito, além dos painéis transmitidos ao vivo, a AASP lançou aulas produzidas exclusivamente para o Encontro Digital 2021. 

Os temas são Direitos Fundamentais e Autodeterminação das Famílias, com Dra Ana Carla H. Matos; Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero no Cnj, com Mylene P. Ramos Seidi; Citação Eletrônica e A Lei 14.195/2021, com Cassio Scarpinella Bueno; Reforma Tributária em Três Etapas, com Gustavo André Muller Brigagão; Direito Penal e Criptomoedas, com Renato Silveira; E Precisamos Da Reforma Tributária?, Com Susy Gomes Hoffmann.

Esse conteúdo e outros vídeos do Encontro Digital 2021 estão disponíveis no canal do YouTube da AASP, com acesso liberado a todos, e na AASP Flix, plataforma exclusiva para associados da AASP. 

*Por razões contratuais, não disponibilizamos a íntegra do painel Advocacia e futuro: novos tempos, novas atitudes, com Mario Sergio Cortella.

Leia também: