AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP oferece suporte para a advocacia 4.0

Em evento no Rio Grande do Sul, a presidente da Associação analisa o futuro da profissão e o mercado de trabalho.

“A advocacia do futuro será menos legalista e mais conciliatória. Do profissional espera-se conhecimento extremamente especializado e habilidades comportamentais como inteligência emocional e criatividade.” A opinião é da presidente da AASP, Viviane Girardi, que palestrou sobre Direito e Tecnologia no primeiro dia da XXV Jornada Internacional do Direito. O evento, nos dias 28 e 29 de maio, comportou participações on-line, como a da advogada, e apresentações ao vivo, direto de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Falando para uma plateia majoritariamente jovem, Girardi foi enfática ao explicar que a tecnologia vivenciada nessa quarta revolução industrial transforma a sociedade, exigindo resiliência e motivação dos profissionais que atuam na advocacia. Diferente das gerações anteriores, formadas para o litígio, a nova geração de profissionais precisa estar preparada para mediar e negociar. E a tecnologia aparece como um facilitador do processo.

“Precisamos dos big datas, com seus dados parametrizados, para termos previsibilidade. Isso ajuda na tomada de decisão. Mas a abordagem daqui pra frente terá de ser multidisciplinar, até porque o ecossistema jurídico foi ampliado e a inovação é uma constante”, analisa a advogada. Girardi citou nesse ecossistema os escritórios, os departamentos jurídicos, as empresas de tecnologia, as plataformas de serviço, as startups, as entidades de classe, como a AASP, o Poder Judiciário e as universidades.

Todos precisam buscar novos conhecimentos para inovar e solucionar os desafios desses tempos disruptivos em que a economia compartilhada se impõe transformando culturas globalmente. “E a AASP aparece nesse contexto como um suporte para a advocacia 4.0”, contou Girardi. “Seja pela ação institucional na defesa das prerrogativas, na oferta de produtos e serviços como o gerenciador de processos ou a digitalização gratuita para os associados, ou a área educacional, na qual temos cursos EAD desde 2007, tudo é pensado para facilitar o dia a dia da advocacia”.

Agradecendo a grande quantidade de associados gaúchos, Girardi aproveitou para contar em primeira mão que, a partir de agosto, a unidade educacional da AASP terá um novo curso: Direito e Tecnologia. Para quem quiser já começar a trabalhar com ferramentas da advocacia 4.0, a advogada indica alguns já disponíveis como Design Law, Blockchain e Legal Immersion, Jurimetria, LGPD. Todos disponíveis no https://educacional.aasp.org.br/.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: