AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para janeiro

Aprofunde o seu conhecimento com as sugestões de leitura que a Editora AASP separou especialmente para você.

­

Boa leitura!

­

Dica Cultural de janeiro

­

Violação de Patente por Contribuição

(Lumen Juris, 2024)

 

O livro, com influência do instituto alienígena estadunidense contributory infringement (rectius, infração por contribuição), fará uma abordagem sob a ótica da responsabilidade civil brasileira, especificamente buscando aplicar parâmetros que se mostrem adequados provenientes da responsabilidade civil do terceiro cúmplice.

­

Dica Cultural de janeiro

­

Jurídico 5.0 & Operações Exponenciais

(Saraiva Jur, 2024)

Esse livro inaugura um novo marco: o Jurídico enquanto área-chave para a Indústria 5.0. É composto de seis eixos que buscam congregar os artigos em temas específicos para facilitar o acesso ao conhecimento e a experiência do leitor.

­

Dica Cultural de janeiro

­

Capítulos de Sentença

(EDC, 2024)

Antes da primeira edição dessa obra, ocorrida no ano de 2002, no Brasil jamais se escrevera um único livro, tese, monografia ou mesmo um simples ensaio dedicado especificamente ao tema dos capítulos de sentença. Com apoio na doutrina italiana e especialmente no famoso escrito de Liebman sobre “parte o capo di sentenza”, já se entendia, porém, que essas são unidades autônomas da sentença, cada uma delas contendo o julgamento de uma parte do pedido, mas até então inexistia um verdadeiro interesse pelo tema. Os autores que se manifestaram a respeito fizeram-no exclusivamente em setores de seus estudos sobre os recursos em geral ou sobre o adesivo em particular, sem se aprofundarem no conceito e sem qualquer proposta de uma visão geral e sistemática do instituto.­

­

Dica cultural de janeiro

­

Controvérsias Jurídico-Contábeis (volume 5)

(Atlas, 2024)

Com o processo de convergência das normas contábeis brasileiras às normas contábeis internacionais da International Financial Report Standards (IFRS) e da adoção dos atos editados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), os profissionais de Contabilidade necessitam permanentemente de atualização. Após a publicação da Lei nº 12.973/2014, as novas normas contábeis também têm sido objeto de diferentes debates tributários.

Nesse cenário, torna-se relevante a consolidação de uma obra que reúne as controvérsias envolvendo essas duas áreas.

­

Dica cultural de janeiro

­­

Precisamos Falar de Consentimento

(Bazar do Tempo, 2024)

Diferentes olhares para propor uma reflexão sobre o que caracteriza consentimento na relação sexual. Isso é feito de forma leve e descomplicada, mas não rasa, combinando rigor com clareza e falando de coisas difíceis de forma mais fácil. Os autores trazem diversas teorias e abordagens existentes, sem deixar de discutir a dificuldade que é enfrentar a enorme zona cinzenta que há entre o “sim” e o “não”, e explicam com clareza por que a necessidade de consentimento explícito para caracterizar uma relação sexual consensual é um bom começo de conversa, mas não o fim dela.
­

A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.

­

Leia também: