Notícias
SOLENIDADE
AASP prestigia Solenidade de Abertura do Ano Judiciário Paulista
Encontro marcou a Posse Solene do Conselho Superior da Magistratura, da Diretoria da Escola Paulista da Magistratura e da Ouvidoria do Tribunal de Justiça – biênio 2026-2027
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realizou, nesta sexta-feira (6/2), a Solenidade de Abertura do Ano Judiciário, que contemplou a Posse Solene do Conselho Superior da Magistratura (CSM), da Diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM) e da Ouvidoria para o biênio 2026/2027.
A AASP foi representada pela Presidente Paula Lima Hyppolito Oliveira; o Diretor Leonardo Furtado; pelas Diretoras Ana Marcato, Camila Austregesilo Vargas do Amaral e Helena Cicaroni.
Também compareceram os Ex-Presidentes da Associação Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, Marcio Kayatt, Leonardo Sica e Renato Cury, e as Ex-Presidentes Viviane Girardi e Renata Castello Branco Mariz de Oliveira. O Ex-Diretor Rogério Corigliano também esteve presente.
À frente da nova gestão, o Desembargador Francisco Eduardo Loureiro assume o Judiciário Paulista com uma agenda voltada ao enfrentamento do crime organizado, ao combate da violência de gênero e à modernização da prestação jurisdicional.
A cerimônia, ocorrida no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça, contou com a presença dos representantes dos três Poderes e integrantes do sistema de Justiça, além de familiares, amigas e amigos das pessoas empossadas.
O TJSP administra, atualmente, 17,1 milhões de ações em andamento, com 358 Desembargadoras e Desembargadoras, 2,3 mil juízas e juízes e 41,3 mil pessoas servidoras ativas, distribuídas em 320 comarcas e 1.632 varas em todo o Estado.
Durante a cerimônia, ocorreu o lançamento da 3ª edição do livro “Aberturas dos Anos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”, com discursos oficiais de 1961 a 2025, organizado pelo Ministro Sidnei Beneti.
Confira a lista completa das pessoas empossadas:
Conselho Superior da Magistratura – Francisco Eduardo Loureiro (Presidente); Luís Francisco Aguilar Cortez (Vice-Presidente); Silvia Rocha (Corregedora-Geral da Justiça); José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (Decano); Roberto Nussinkis Mac Cracken (Presidente da Seção de Direito Privado); Luciana Almeida Prado Bresciani (Presidente da Seção de Direito Público); e Roberto Caruso Costabile e Solimene (Presidente da Seção de Direito Criminal).
Diretoria da EPM – Ricardo Cunha Chimenti (Diretor), João Batista Amorim de Vilhena Nunes (Vice-Diretor); Marco Fábio Morsello e Alexandre David Malfatti (Seção de Direito Privado); Walter Rocha Barone e Tania Mara Ahualli (Seção de Direito Público); Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida e Luiz Fernando Vaggione (Seção de Direito Criminal); e Juiz Ricardo Dal Pizzol.
Ouvidoria – Rosangela Maria Telles e Marcelo Lopes Theodosio.
















A AASP: Fundada há 83 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, ferramenta de verificação de provas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.