AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP realiza o I Simpósio – Esperança Garcia e Luiz Gama

Todos os painéis contaram com a presença de renomados juristas negros.

­

­

Foi realizado na sede da Associação, no dia 24/11, o I Simpósio AASP – Esperança Garcia e Luiz Gama, um marco para a caminhada pela igualdade racial na advocacia. A abertura contou com as palavras de Eduardo Mange, Presidente da AASP, Mário Luiz Oliveira da Costa e Luiz Périssé Duarte Junior, ambos ex-Presidentes da Associação.

­

Durante sua fala, o Presidente reforçou a importância da pluralidade racial em nossa sociedade. “É fundamental que todas as casas entendam os benefícios que a representatividade e a diversidade geram dentro dessas instituições e como isso impulsiona a transformação da nossa sociedade. A nossa cor não nos separa e a advocacia nos une.”

­

Eduardo Mange também destaca a atuação da Associação em prol da diversidade racial, como a inclusão de nova cláusula no estatuto que torna obrigatória a participação de advogadas e advogados negros nas chapas para composição do conselho diretor da AASP. Seguindo com o compromisso de pluralidade, em 2022 foi criada pelo conselho diretor a Comissão Permanente Pró-Diversidade. Além disso, a instituição formalizou um convênio com a Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN), firmando um termo de parceria para a realização de eventos e outras iniciativas em conjunto para promover a igualdade racial na advocacia.

­

O Simpósio foi organizado por Patrícia Anastácio, primeira conselheira negra a compor o Conselho Diretivo da AASP, ao lado de Cristiano Scorvo, também primeiro conselheiro negro a integrar o Conselho. O evento também contou com a atuação de Flávia Fornaciari Dórea, Diretora Cultural da AASP.

­

Durante a abertura, Patrícia reforçou a importância de eventos como este para a conscientização racial. “É uma felicidade imensa, como advogada preta e dedicada a esta casa poder celebrar com vocês a abertura deste evento. É extremamente simbólico que no ano em que a AASP comemora seus 80 anos, e em comemoração à Semana da Consciência Negra, estejamos aqui para aprender e trocar temas relevantes com juristas negros que, dentro de suas especialidades, farão a exposição de seus conhecimentos.”

­

O Simpósio também contou com a ilustre participação de Edilene Lôbo (Ministra do TSE), Benedito Gonçalves (Ministro do STJ e do TSE), Daldice Santana (Desembargadora Federal do TRF-3), Lourival Ferreira dos Santos (Desembargador aposentado do TRT da 15ª Região de Campinas), Lucineia Rosa dos Santos (Professora da Faculdade de Direito da PUC-SP), entre outros brilhantes palestrantes.

­

O acontecimento foi marcado por ricos debates sobre a luta da comunidade negra no Brasil e também por diversos temas do Direito atual, como a atuação do STF e o Direito e Processo do Trabalho, Direito Digital e proteção de dados, Direito tributário, entre outros, todos palestrados por juristas e especialistas negros.

­

A AASP sempre esteve atenta aos temas da diversidade, igualdade e inclusão. É uma instituição que se orgulha em promover e sediar eventos que reforcem a importância da representatividade na advocacia brasileira.

­

Em breve o Simpósio estará disponível para associadas e associados no AASPFlix.

­

­

AASP
Fundada há 80 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

Leia também: