AASP logo
AASP logo

Notícias

TJRN firma convênio com o Governo do RN para criação do Cejusc Dívida Ativa

Representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, do Governo do Estado do RN, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Tributação (SET), assinaram nessa segunda-feira (23), em solenidade no Gabinete Civil do Estado, Aditivo ao Termo de Cooperação visando a implantação do Cejusc Dívida Ativa. Quem representou o TJRN na ocasião foi o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Dilermando Mota.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Dívida Ativa é mais uma iniciativa de conciliação e mediação de conflitos que é instalado no estado, que visa a recuperação de créditos tributários não recolhidos e legalização do contribuinte.

“Com a instalação de mais um CEJUSC o estado vai até o cidadão que está inadimplente e abre um espaço para conversar e fazer a negociação de dívida, antes do ajuizamento da ação”, explica o desembargador Dilermando Mota.

Ainda segundo o magistrado, a negociação abre a possibilidade de descontos, para buscar viabilizar que o cidadão pague seu débito de forma que seja interessante para os dois lados, o ente público e o devedor. “Isso é muito importante, é cidadania, é inclusão. É diferente quando o cidadão, ao invés de estar sendo compelido judicialmente, senta para conversar com o Estado, que precisa arrecadar esse dinheiro do imposto devido”, comenta o magistrado.

“Muito da dívida ativa acaba se perdendo e o Estado perde essa renda e esses valores seriam utilizados em politicas públicas de saúde, educação, segurança, de ordem social. A instalação desse Centro é mais um passo que o Estado, em parceria com o TJRN, busca solver as questões a partir da politica da consensualidade”, finalizou o desembargador.

Cooperação

“Estamos fazendo todos os esforços para recuperar essa dívida que é de direito do povo do RN. Estamos sendo proativos ao celebrar este acordo de cooperação com o TJRN”, afirmou a governadora Fátima Bezerra no ato de assinatura. Ela também registrou que “o governo cumpre o seu papel e também beneficia o contribuinte que irá se regularizar”.

O procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho destacou os resultados alcançados até agora. “Recebemos a orientação, montamos a equipe e criamos o Cejusc para trazer de volta os recursos que são públicos para a administração, para investir no cidadão. E temos resultados positivos, mesmo na pandemia conseguimos a recuperação fiscal em 18%. E agora com a parceria com o TJRN vamos melhorar mais e facilitar para o contribuinte ficar legalizado. Também estamos criando o núcleo de inteligência fiscal da PGE”, afirmou Luiz Antônio.

O secretário de Estado da Tributação (SET), Carlos Eduardo Xavier, vê a parceria com o Tribunal como “mais uma ferramenta no processo de recuperação fiscal que a atual administração vem desenvolvendo desde 2019 para resgatar o que é devido”. Ele também considerou que medidas como a dos Cejusc’s e do Refis são oportunidades e meios para a regularização fiscal e para o Estado progredir.

As audiências do Cejusc Dívida Ativa vão acontecer na sede da Procuradoria da Dívida Ativa do RN, situada na rua Militão Chaves, em Candelária, em Natal, e funcionará com 39 servidores treinados pelo TJRN.

Leia também: