AASP logo
AASP logo

Notícias

O Brasil se encontra no Exame da Ordem

A terceira maior prova do país inclui novas disciplinas na próxima edição.

­

O exame para advogar no Brasil é o terceiro maior realizado no país, atrás somente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O último exame unificado da OAB teve cerca de 152 mil inscritos e foi aplicado em 169 polos espalhados pelo Brasil. O próximo, com a prova objetiva no dia 9 de julho, será o primeiro a cobrar Direito Previdenciário, Eleitoral e Financeiro. Novidade que tira o sono dos recém-formados.

­

O 38º Exame da Ordem será a terceira tentativa de Ângela Maria Moura da Costa conseguir a tão sonhada carteira de advogada. “Para alguém nascida e criada na favela da Sinhá (Zona Leste da capital paulista), essa conquista é parte de um sonho muito maior. Sou a primeira a me formar em uma faculdade na família e vou montar um escritório para trabalhar com pessoas pretas, para atender os meus de forma acolhedora e integral, entende?”, resume a recém-formada.

­

A aprovação na OAB pode significar uma nova fase para a profissional. Ela sabe que é uma tarefa difícil e por isso estuda cerca de quatro horas por dia.

­

A quase 4 mil quilômetros de distância, próximo a Manaus (AM), Ricardo Mura Pirahã compartilha da mesma ansiedade que Ângela. Guerreiro do povo Pirahã, ele mora com a família na aldeia no km 17 da BR-174. “Estou dormindo cinco horas por noite. No resto do tempo eu estudo. Passar na prova é meu maior objetivo”, resume o bacharel em Direito de 28 anos. Pirahã e Ângela pretendem trabalhar com advocacia nas suas regiões de origem.

­

Para eles e todos os demais estudantes que vão fazer a prova da OAB, o Boletim nº 3170 traz dicas e sugestões de estudos de especialistas em Direito Previdenciário, Eleitoral e Financeiro.

­

Confira a íntegra da matéria aqui.

Leia também: