AASP logo
AASP logo

Notícias

LIVE EXPERIENCE – TATO – CONEXÃO EMOCIONAL DO DIREITO

           O tato, caracterizado pela sensação de toque, é um dos cinco sentidos presentes no corpo humano e que faz parte do nosso sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central, que – por sua vez – processa as informações sensoriais recebidas e as transforma em sentidos e percepções mais apuradas. No evento Live Experience, a AASP promoveu um paralelo lúdico entre o legal design e os processos da cerâmica, sob uma visão completamente diversa da qual estamos acostumados.

Com moderação de Cristiano Scorvo Conceição, advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o painel teve como convidadas Carol Hannud, advogada graduada pela Faculdade de Direito da USP, especialista pela Universidade de Coimbra, mediadora de conflitos habilitada pelo TJSP, consultora no ecossistema de transformação digital jurídica, legal design e Visual Law e docente da FGV Direito, e Susana del Rio, ceramista e designer.

Iniciando o painel, Carol Hannud contextualizou a temática jurídica explicando o significado de “legal designer”, definido como a “junção entre o Direito e o design”, ou melhor, a união de competências jurídicas, de design thinking e tecnologia voltada para o Direito. Para ela, o pensamento inovador e holístico, ao contrário do pensamento cartesiano e rígido, formaram a base para a criação em 1967, na Universidade de Stanford, da disciplina eletiva de Design Thinking, originalmente criada entre estudantes de Engenharia Elétrica e estudantes de Artes, justamente para poder pensar o design de forma mais ampla, abrangente, sem restrições normativas e formais.

Sobre este aspecto diverso do design, Hannud aponta que “o momento que vivemos como sociedade é de aceleração tecnológica, em um mundo líquido”. O mundo de hoje, segundo ela, é de “um grande risco absoluto e difuso, pois a sociedade contemporânea é extremamente digital, fluida, dinâmica, mas ao mesmo tempo confusa e imprevisível” e, desta forma, o tato, por ser um dos primeiros sentidos do ser humano, “traz uma conexão emocional e nos define como seres pensantes”.

Susana del Rio, ceramista e designer, utilizou a técnica sobre argila para demonstrar a importância do tato em suas criações, utilizando a subjetividade como pressuposto para a elaboração dos mais diversos objetos. Neste sentido, Susana expõe como as artes plásticas são mutáveis, pois dependem da criação e da personalidade do artista/artesão, mas que, ao mesmo tempo, possuem uma conectividade com o momento atual.

Assim posto, pode-se concluir que o tato é um sentido dos mais importantes não apenas pelas funções táteis inerentes, mas também pela aleatoriedade com que podemos usar este sentido em outros momentos de nossa vida, como na utilização das normas jurídicas, pois o advogado deve “sentir”, por exemplo, o processo no qual esteja trabalhando, utilizando a objetividade das leis, mas – ao mesmo tempo – explorando as subjetividades particulares.

A programação do Mês da Advocacia AASP continua até o dia 31/8, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site: https://mesdaadvocacia.aasp.org.br/

A íntegra dos eventos estará em breve disponível pelo AASPFlix (https://aaspflix.aasp.org.br) e pelo canal da AASP no YouTube (https://www.youtube.com/user/AASPonline).

 

 

 

Leia também: