AASP logo
AASP logo

Notícias

Lançamento da 156ª Edição da Revista do Advogado

Publicação trata dos desafios impostos pela criptoeconomia ao Direito.

­

Dando continuidade aos trabalhos, no quarto painel do Simpósio foi lançada a 156ª edição da Revista do Advogado, que trata sobre Direito e criptoeconomia. Ao longo dos 42 anos de sua existência, foram mais de 2 mil artigos publicados, com a colaboração de 3 mil especialistas, sempre antecipando temas que impactam diretamente a advocacia.

­

A mesa solene foi composta pelo vice-presidente da Associação, Eduardo Foz Mange; pela coordenadora da edição, Camila Villard Duran, que participou de forma remota diretamente de Paris; e dos articulistas Renato de Mello Jorge Silveira e Marcelo Castro Cunha Filho. Após agradecer a presença de todas e todos, Eduardo Mange ressaltou a importância e o pioneirismo desta edição. “Em razão da escassez de material sobre o assunto, a 156ª da Revista do Advogado – que trata sobre criptoeconomia – será referência no meio jurídico”, afirma.

­

Na sequência, a coordenadora da revista, Camila Duran, ressaltou a importância do tema escolhido. Segundo a livre-docente em Economia Internacional pelo Instituto de Relações Internacionais da USP, “os criptoativos estão em franco crescimento e, em um curto período, já movimentam mais de 3 trilhões de dólares”. E é justamente devido ao fato de a criptoeconomia possuir uma capacidade de modificar, de forma profunda, o sistema financeiro, que os artigos selecionados para compor a publicação procuraram abordar o papel da regulamentação desse mercado.

­

Convidados a expor suas reflexões sobre o assunto, os articulistas Renato de Mello Jorge Silveira – advogado e professor titular da de Direito Penal da FD-USP; e Marcelo Castro Cunha Filho – advogado e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, com estágio no MIT, trataram, respectivamente, sobre os aspectos penais da criptoeconomia e inovações financeiras, riscos jurídicos e confiança em criptomoedas, stablecoins e CBDCs. Ao final, todas a pessoas presentes foram contempladas com a edição 156ª da Revista do Advogado e puderam conferir, em primeira mão, todos os trabalhos reunidos nessa obra, que é um marco no meio jurídico.

­

Clique aqui e acesse a sua.

­

Leia também: