AASP logo
AASP logo

Notícias

Judiciário tocantinense retoma horário normal nesta quinta, 1° de agosto, e registra aumento de produtividade no mês de julho

O Judiciário tocantinense voltará a funcionar em seu horário normal a partir do próximo dia 1º de agosto (quinta-feira) no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e também nas 42 comarcas do Estado, das 8 às 11 horas e das 13 às 18 horas. O horário corrido que encerra nesta quarta-feira (31/7) foi estabelecido pelo Decreto nº 307 com foco na economia, na valorização dos servidores (em sua saúde física e mental) e também em virtude da redução do movimento forense no mês de julho.

Apesar da volta do expediente regular no próximo de 1º, a Presidência do TJ estuda a adoção definitiva do horário corrido de 7 horas, já instituído com sucesso em vários outros tribunais estaduais.

Produtividade

O horário corrido estabelecido no mês de julho trouxe resultados concretos e efetivos acerca da prestação jurisdicional no Estado. Levantamento feito com base em dados do “Cenarius”, ferramenta que mede o índice de produtividade do Judiciário, revela que, do último dia 1º até esta terça-feira (30/7), já foram julgados 12.948 processos dos 15.079 distribuídos, ao passo que em julho de 2018, quando não houve mudança no expediente, foram 11.067 dos 14.308 distribuídos. Na comparação entre os dois períodos, o Judiciário julgou 1.881 processos a mais em julho de 2019. Cabe lembrar que está ainda em curso o levantamento sobre economia de gastos com energia, água e telefone.

Texto: Marcelo Santos Cardoso

Comunicação TJTO

Leia também: