AASP logo
AASP logo

Notícias

Movimentos são aliados da advocacia feminina em busca de igualdade de gênero

Parte integrante da programação do Mês da Mulher AASP, evento realizado pela AASP reuniu representantes da União das Mulheres Advogadas, da FemiJuris e do Jurídico de Saias

Promovemos na manhã de 9/3, o bate-papo on-line sobre “O poder dos movimentos para o empoderamento feminino e a luta pela igualdade de gênero”.

O encontro faz parte da programação do Mês da Mulher AASP e conta com discussões sobre práticas que impactam o cotidiano de advogadas, debates sobre equidade de gênero, cursos de atualização profissional, entre outras experiências.

Durante a abertura, nossa presidente, Viviane Girardi, destacou que a advocacia feminina não deve mais permanecer na assistência nas forças de trabalho, e sim assumir o protagonismo em cargos de liderança.
“Os movimentos mostram que somos gregárias, nos apoiamos e conseguimos atuar no enfrentamento da busca pela representatividade feminina”, afirmou.

União das Mulheres Advogadas

Representando a União das Mulheres Advogadas (UMA), as criminalistas Danyelle Galvão e Dora Cavalcanti reafirmaram o compromisso do movimento de tornar-se um facilitador às mais de 400 filiadas contra as mazelas da advocacia, trazendo informações relevantes, como suspensão de prazos, atualidades jurídicas de determinados países ou Estados; enfim, um reduto de apoio profissional e emocional.

FemiJuris

Representando uma rede de networking de aproximadamente 150 membros e apoio ao exercício da advocacia por mulheres, a advogada Monize Crepaldi destacou que o movimento foi criado com o objetivo de fortalecer e desenvolver as habilidades das afiliadas.

“Nos envolvemos na prestação de serviços jurídicos adequados às mulheres e na produção de conteúdos jurídicos on-line ou presenciais, possibilitando a advocacia exercida por mulheres para mulheres. Toda essa gama de interesses é trazida a partir do momento em que a mulher tem voz”, afirmou.

Jurídico de Saias

Formado há mais de dez anos por mulheres advogadas atuantes em departamentos jurídicos de empresas, associações ou entidades sem fins lucrativos, o Jurídico de Saias tem como objetivo o desenvolvimento profissional das mulheres nas carreiras do Direito, bem como a discussão sobre as questões de gênero e implementação de ferramentas de aceleração de carreira.

“Atualmente somos 1.450 saias em todo o Brasil com o propósito de sermos protagonistas em nossas respectivas áreas de atuação, colaborando para o desenvolvimento de novas lideranças femininas dentro da comunidade jurídica brasileira”, declarou Juliana Kakimoto, atual liderança do grupo.

A programação do Mês da Mulher AASP prossegue nos próximos dias e as inscrições podem ser feitas por meio do site: mesdamulher.aasp.org.br

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: