Notícias
NOTíCIAS
AASP prestigia posse de desembargadores do TRE
Magistrados destacam desafios da Justiça Eleitoral em biênio que terão pela frente
Foi realizada na tarde desta terça-feira (10/8) a solenidade de posse do desembargador federal Sérgio do Nascimento, membro efetivo da Corte na classe juiz federal, e do desembargador federal Luís Paulo Cotrim Guimarães, membro substituto da Corte na classe juiz federal, eleitos para o biênio 2021-2023.
A nossa vice-presidente, Fátima Cristina Bonassa, representou a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) na solenidade, que ocorreu por videoconferência e contou com a composição do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), membros substitutos da Corte, integrantes da Procuradoria Regional Eleitoral, juízes, assessores, além de representantes de instituições e associações jurídicas.
Durante a sessão, o atual presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, e os demais presentes destacaram os desafios que os novos integrantes encontrarão em suas atuações, principalmente diante de recentes ataques e questionamentos sofridos pela Justiça Eleitoral.
Após parabenizar os novos colegas, Campos Junior defendeu em sua fala o uso do sistema eletrônico de votação, afirmando que o modelo está sujeito, sim, a constantes auditorias e fiscalizações. “O atual sistema eletrônico trouxe um benefício enorme para a credibilidade da apuração dos votos para o Brasil, que é feita em cada seção, em cada urna eleitoral, com a confecção dos boletins de urna, um certificado de segurança do sistema”, sustentou o presidente ao recordar que, antes disso, a votação por cédulas tornava o pleito inseguro e suscetível a fraudes.
Confira na íntegra a sessão solene de posse clicando aqui.
Fonte: Núcleo de Comunicação AASP