Notícias
EXECUçõES FISCAIS
AASP prestigia solenidade para assinatura de acordos sobre execuções fiscais
Segundo o Relatório Justiça em Números, do CNJ, as execuções fiscais respondem por pouco mais de um terço (34%) do acervo de processos pendentes em todo o Poder Judiciário no Brasil.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Pauto (TJSP), Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, assinaram nesta sexta-feira (10/5), acordos de cooperação técnica para aprimorar a cobrança da dívida ativa em execuções fiscais em São Paulo. Estima-se que os acordos possam viabilizar a extinção de milhares de execuções fiscais em todo o Estado Paulista.
A AASP, representada pelo Diretor Administrativo da AASP, Antonio Amendola, prestigiou a solenidade ao lado de autoridades como o Presidente do TCESP, Renato Martins Costa; da Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra; do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; da procuradora-geral do Município de São Paulo, Marina Magro Beringhs Martinez, além de representantes de 78 prefeituras paulistas aderentes ao acordo, dentre outros.
Execuções fiscais são ações judiciais propostas pelo Poder Público para cobrança de créditos públicos – como IPTU, IPVA, ICMS, ISS e multas -, que não foram pagos pelos devedores e que, por esse motivo, foram inscritos em dívida ativa.
Segundo o Relatório Justiça em Números, do CNJ, as execuções fiscais respondem por pouco mais de um terço (34%) do acervo de processos pendentes em todo o Poder Judiciário no Brasil. Já em São Paulo, dos 20,4 milhões de processos em andamento, 61% são execuções fiscais (12,8 milhões). O acordo celebrado objetiva proporcionar maior efetividade às cobranças, permitindo cruzamento de dados a partir de diferentes bases em execuções fiscais, protesto prévio ao ajuizamento da execução, dentre outros.
A AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.