Em Pauta

Visual law é destaque na AASPFlix

19 Nov, 2021 20:05
Compartilhar

Diversos setores da sociedade têm passado por transformações, alguns deles obrigados pela pandemia e pela modernização imposta por esta. No Direito não é diferente. 

Longas petições, linguagem prolixa e excesso de “juridiquês” dão lugar ao legal design, técnica que permite o uso de infográficos, QR codes, imagens e ícones no processo. Nessa esfera, surge o visual law, com o objetivo de transmitir a mensagem ao leitor por meio de elementos textuais e visuais. 

No Brasil 

Dados de 2020 do Núcleo de Pesquisa em Visual Law de Torres (RS) mostram que 43,8% dos magistrados costumam aceitar elementos visuais nas peças processuais. A pesquisa contou com a participação de 153 juízes federais (de Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho).

Interessou-se pelo assunto? Desenvolva um novo olhar sobre o Direito a partir das percepções do advogado Alexandre Zavaglia Coelho sobre o visual law, uma tendência global presente em diversos escritórios, departamentos jurídicos e também no setor público. 

A íntegra da palestra e outros temas relevantes você encontra na sua AASPFlix. Acesse aqui. 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP; Núcleo de Pesquisa em Visual Law de Torres (RS)

Últimas notícias sobre a AASP

AASP Solidária: alegre o Natal de quem precisa

04 Dez, 10:00

AASP Solidária: alegre o Natal de quem precisa

O que faz, na prática, um engenheiro jurídico?

03 Dez, 20:13

O que faz, na prática, um engenheiro jurídico?

AASP sugere melhorias para serviços da Justiça do Trabalho

03 Dez, 18:53

AASP sugere melhorias para serviços da Justiça do Trabalho