AASP logo
AASP logo

Notícias

Reunião entre AASP e STJ discute ações pós-pandemia

Presidente do STJ e diretores da AASP se reuniram nessa terça-feira.

Em reunião on-line com a diretoria da Associação, o ministro Humberto Martins ressaltou a importância do pleno exercício da advocacia para que haja uma boa prestação jurisdicional, além de elencar ações em estudo para que ela possa ser mais “célere e eficaz”. Antes de ingressar na magistratura por meio do quinto constitucional, o atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal exerceu a advocacia entre 1979 e 2002.

“Compartilhar dessa vocação com o ministro aproxima as duas instituições em prol da Justiça e, por isso, podemos estimar que ações futuras negociadas em conversas como essa possam beneficiar a todos, como sociedade”, analisou Viviane Girardi, presidente da AASP, que conduziu o encontro nessa terça-feira, 18 de maio, acompanhada dos diretores Fátima Cristina Bonassa, Mário Luiz Oliveira da Costa, André Almeida Garcia, Silvia Rodrigues Pereira Pachikoski, Paula Lima Hyppolito dos Santos Oliveira, Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea e Ruy Pereira Camilo Junior.

 

Temas

Foram tratados diversos temas atinentes à prestação jurisdicional e ao exercício da advocacia durante e após a pandemia. Entre eles, o grande volume de processos repetitivos pendentes de julgamento, tendo Martins destacado a existência de um grupo de trabalho para tratar da questão, sendo necessário, porém, que os relatores dos processos os liberem para inclusão em pauta, para o que considera igualmente imprescindível a atuação dos advogados junto a cada um deles.

Também foram objeto da reunião as publicações das intimações em geral, tendo a Presidente da AASP enfatizado a importância de não serem disponibilizadas intimações complementares no curso do dia, como ocorreu recentemente. O Presidente do STJ mostrou-se sensível ao tema e disse estar à disposição para examinar todo e qualquer pleito objetivando facilitar o exercício da advocacia, assim como afastar óbices que possam prejudicá-lo.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

 

Leia também: