AASP logo
AASP logo

Notícias

Mulheres no futebol debatem antigos preconceitos

Em comemoração ao Mês da Mulher AASP, bate-papo lança luz sobre o enfrentamento invisibilidade de gênero em esfera futebolística

Realizamos, no dia 18 de março, o bate-papo “Mulheres no futebol”. O encontro fez parte da programação do Mês da Mulher AASP e contou com discussões de relevante reflexão social.

Mulheres no futebol

Estimulada pela invisibilidade enfrentada por muitas mulheres e também por poucas pesquisas sobre o futebol feminino no Brasil, a historiadora Aira Bonfim contou que as políticas públicas para os esportes femininos ainda são reduzidas e, muitas vezes, há um corporativismo de determinadas modalidades que buscam uma melhoria apenas para si.

“A história mostra que precisamos olhar para o esporte escolarizado, projetos de iniciação, equipamentos de lazer, incentivos fiscais, para uma mídia que divulgue, popularize e estimule a prática de diferentes modalidades esportivas”, afirmou.

Já a ex-jogadora Renata Capobianco defendeu a priorização do mérito, o engajamento com o desenvolvimento, o crescimento da modalidade no país, em detrimento às questões políticas para a inclusão de mulheres em cargos de liderança no esporte.

“Há mulheres competentes militando na elite do futebol nacional e em cargos administrativos com bagagem para assumir todo e qualquer desafio, basta a oportunidade”, declarou. O painel foi mediado pela vice-presidente da AASP, Fátima Bonassa.

A íntegra do evento estará em breve disponível na AASPFlix.

A programação do Mês da Mulher AASP continua, e as inscrições podem ser feitas por meio do site: mesdamulher.aasp.org.br

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: