Em Pauta

Manifesto pela rejeição do PL nº 2.337/2021 ganha reforço de entidades

20 Out, 2021 18:23
Compartilhar

Em razão da relevância do tema, 91 instituições congregam esforços para barrar a alteração legislativa

Conforme amplamente noticiado, a Associação dos Advogados de São Paulo – AASP tem se mobilizado para que o Projeto de Lei nº 2.337/2021 seja rejeitado. Diversos manifestos foram redigidos e encaminhados para a Câmara dos Deputados, e, recentemente para o Senado Federal – casa legislativa em que atualmente tramita o projeto – no intuito de obstar a aprovação.

Isso porque, de acordo com análise de juristas e economistas, o PL foi redigido e votado na Câmara dos Deputados sem que houvesse o necessário debate com os diversos setores da economia envolvidos na pretendida reforma.  A falta de transparência na tramitação do projeto e a ausência de discussões que deve preceder toda alteração legislativa de relevância preocupam as instituições signatárias desses manifestos.

Dentre os vários impactos negativos previstos caso o PL seja aprovado nos termos em que proposto, estão: aumento da carga tributária para inúmeras pessoas físicas e jurídicas, maior complexidade da relação fisco/contribuinte e grande vulnerabilidade na arrecadação de tributo partilhado por todos os entes federativos, resultando em provável perda de arrecadação em desfavor, sobretudo, dos estados, Distrito Federal e municípios, assim como dificultando ainda mais a recuperação econômica do país.

Importante destacar que o que se pretende com os pedidos de rejeição do PL não é inviabilizar a correção das distorções no sistema tributário, que de fato existem. Contudo, os equívocos ocasionados pela lei vigente não podem servir de pretexto para que se aprove um projeto de lei sem os necessários debate e análise técnica exigidos pela matéria.

Para ler a íntegra do manifesto, clique aqui.

 

AASP EM AÇÃO – A Associação dos Advogados de São Paulo – AASP atua de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira. Acreditamos que o profissional deve se dedicar ao que faz melhor: advogar.

Atuamos em defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além de termos o compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Para saber mais sobre nossa atuação, acompanhe nosso Portal AASP (www.aasp.com.br) e nossas mídias sociais. AASP: potencializando e facilitando o exercício da advocacia.

Últimas notícias sobre a AASP

AASP Solidária: alegre o Natal de quem precisa

04 Dez, 10:00

AASP Solidária: alegre o Natal de quem precisa

O que faz, na prática, um engenheiro jurídico?

03 Dez, 20:13

O que faz, na prática, um engenheiro jurídico?

AASP sugere melhorias para serviços da Justiça do Trabalho

03 Dez, 18:53

AASP sugere melhorias para serviços da Justiça do Trabalho