AASP logo
AASP logo

Notícias

Estudante de Direito, atualize sua lista de leitura!

Dicas literárias

Lançamos em 2020 uma coluna especial em nosso “Em Pauta”, voltada para o estudante de Direito: Dicas Literárias. E para todos na advocacia que apreciam um bom livro, claro!

Nosso propósito é sugerir títulos importantes para seu crescimento e fortalecimento como profissional do Direito. Iremos buscar, por meio de diversas fontes ligadas ao universo jurídico, dicas de bons livros para o seu dia a dia.

Reconhecemos a importância da leitura e por ser um tema atemporal, enriquecedor e muito prazeroso, investiremos, mensalmente, nossos esforços para trazer um bom conteúdo para nossos leitores.

Sendo assim, seja para seu repertório pessoal, ou para seu desenvolvimento profissional, fique atento às nossas dicas a partir de agora!

Lembramos que temos publicações originais AASP, clique aqui e confira.

Nos próximos artigos teremos convidados especiais falando sobre: livros, filmes, séries e todo tipo de material relevante para o estudante de Direito.

Hoje destacamos cinco livros que merecem estar na sua estante, e nem todos são de Direito, mas trazem conteúdo relevante para a sua vida.

1 – A Arte da Guerra – Sun Tzu

Um clássico do chinês Sun Tzu que aparece nessa lista como uma boa referência para solução de conflitos, aprendizado de diversas estratégias e lições profundas que todos nós devemos conhecer e refletir sobre.

2 – Teoria da Norma Jurídica – Norberto Bobbio

Este é um livro que vai te fazer mergulhar no estudo do Direito de forma densa. Para que o estudante dos primeiros períodos comece a entender o universo do qual fará parte em um futuro próximo. Em descrição no site da Amazon, encontramos a opinião do professor da Faculdade de Direito de São Paulo, Alaôr Caffé, que destaca:

“ao apresentar esta obra, Bobbio expressa o seu recorrente interesse pela análise da linguagem como caminho para o estudo do Direito, e distingue vários tipos de proposições, segundo os critérios da forma gramatical e da função da linguagem. Esclarece as relações entre a sanção e o direito, ao ressaltar a característica específica do direito como conjunto de normas (ordenamento) garantidas por sanções externas e institucionalizadas. O curso sobre a teoria da norma jurídica é finalizado com a apresentação e a explicação do quadro das oposições lógicas, de origem aristotélica. O autor articula as equivalências da categoria deôntica da obrigação com as da proibição e das permissões positiva e negativa, as quais deverão ser utilizadas no curso seguinte, sobre a teoria do ordenamento jurídico, nas explicações e soluções a respeito das antinomias jurídicas”.

3 – Teoria do Ordenamento Jurídico – Norberto Bobbio

Esta sugestão é um complemento da sugestão anterior. O livro, de forma resumida, trará explicações do Direito sob o ponto de vista do ordenamento jurídico e as relações entre os ordenamentos jurídicos.

4 – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Em um futuro não muito distante sua relação interpessoal será essencial para o seu sucesso profissional e para uma vida plena, pessoalmente. Por isso, a indicação desse livro é muito acertada. Segundo crítica no site da Amazon, “um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais. Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais”.

5 – O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado – Scott Turow

Confira histórias de um advogado em seu primeiro ano de estudos em Harvard. Uma oportunidade de conhecer a dinâmica de um curso de Direito em outro país, e partilhar das experiências de um estudante em seus primeiros contatos com a advocacia.

Essa é a nossa relação de fevereiro. Esperamos que seja um bom início das nossas dicas literárias.

Boa leitura!

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP | AASP Universitária

 

Leia também: