AASP logo
AASP logo

Notícias

Escritor e jornalista Jorge Caldeira participará de seminário na AASP

Evento será em homenagem aos 170 anos de Rui Barbosa e aos 130 da República brasileira.

A Associação dos Advogados (AASP) promove na quarta-feira, 11/12, a partir das 9 horas da manhã, na Unidade Jardim Paulista, o seminário: Os 170 anos de Rui Barbosa e os 130 da República brasileira. As inscrições são gratuitas.

Serão expositores o escritor, sociólogo e jornalista Jorge Caldeira (autor de História da Riqueza do Brasil; Mauá, empresário do Império; 101 brasileiros que fizeram história; entre outros), além de Paulo Emilio Borges de Macedo, que se dedica às disciplinas: Teoria e História do Direito Internacional, Direito Constitucional Internacional e Mediação e Arbitragem e é autor de diversas obras, entre as quais os livros O nascimento do direito internacional, Hugo Grócio e o Direito: o jurista da guerra e da paz e Catholic and Reformed Traditions.

Os 170 anos de Rui Barbosa

Rui Barbosa nasceu no dia 5 de novembro de 1849, portanto há 170 anos. Destacado jurista, advogado, político, diplomata, escritor, jornalista e orador, deixou vastíssima obra que pode servir de inspiração aos estudantes de Direito, à classe jurídica e política do nosso país ainda nos dias atuais.

O escritor colocou sua comunicação escrita e verbal, seu estilo de oratória, evocação e combate a serviço da luta contra as violências constitucionais de sua época, contra as deformações do Direito, contra os atos sem amparo legal e contra o centralismo governamental.

A República foi o cenário que permitiu o nascimento do paladino e do estadista Rui Barbosa, que foi vice-presidente, ministro da Fazenda e procurou realizar os ideais dos republicanos históricos.

É para reavivar as ideias desse ilustre sacerdote do Estado de Direito que a Associação dos Advogados promove o seminário “Os 170 anos de Rui Barbosa e os 130 da República brasileira”.

Prestigiarão a abertura do evento o presidente da AASP, Renato Cury, e Luciano Timm (secretário nacional do consumidor).

A inscrição para o seminário é gratuita e pode ser feita em aqui.

Informações também pelo telefone: (11) 3291-9200.

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: