AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP reitera pedido de rejeição do PL nº 2.337/2021

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), ao lado de outras entidades, assinou o quarto manifesto para que o Senado Federal rejeite o Projeto de Lei (PL) nº 2.337/2021. Para a Associação e demais signatários, o PL foi redigido e votado na Câmara dos Deputados sem que houvesse o necessário debate com os diversos setores da economia envolvidos na pretendida reforma.

A falta de transparência no PL preocupa juristas e economistas, considerando que sua eventual aprovação trará impacto sobre os preços, implicando aumento da carga tributária para pessoas físicas – especialmente as de classes de baixa renda – e jurídicas. Mas esses não serão os únicos setores a serem afetados de forma negativa pelo PL. Os investimentos feitos por acionistas também poderão ser atingidos, considerando que o projeto pretende acabar com os juros sobre capital próprio, decisão que vai na contramão de medidas adotadas em países desenvolvidos, como os que integram a União Europeia. Todo esse cenário implicará, se aprovado o PL em definitivo, perda de arrecadação em desfavor, sobretudo, dos estados, Distrito Federal e municípios, dificultando ainda mais a recuperação econômica.

O pedido de preterição na tramitação do referido projeto de lei não significa desconhecimento dos problemas existentes na legislação tributária vigente. Conforme destacado pelas entidades, é necessário que se corrijam distorções na tributação de pessoas físicas, adequando a tabela progressiva de imposto sobre a renda. Contudo, essas injustiças e equívocos eventualmente ocasionados pela lei vigente não podem servir de pretexto para aprovação de um novo texto de lei às pressas, sem o debate prudente e sereno que a questão exige.

Para ler a íntegra do manifesto, clique aqui.

AASP EM AÇÃO – A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) atua de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira. Com quase oito décadas de existência, se faz presente em diferentes áreas e mantém visão inovadora e moderna, primando por ações que envolvem a defesa dos direitos e interesses dos advogados, em todo o território nacional, além de ter o compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o poder público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Para saber mais sobre nossa atuação, acompanhe nosso Portal AASP (www.aasp.com.br) e nossas mídias sociais.

Leia também: