AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP divulga resultado da pesquisa De Olho no Fórum realizada sobre a JFSP

Associadas e associados foram convidados a avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas varas e cartórios da Justiça Federal de primeira instância na subseção de São Paulo.

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) atua em prol dos direitos e dos interesses da advocacia, sempre com o compromisso de promover o debate junto ao Poder Público para tomada de decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Considerando que o monitoramento da qualidade dos serviços prestados pela justiça é de interesse não só dos profissionais do Direito, mas também dos jurisdicionados, a AASP, desde 2012, promove a pesquisa De Olho No Fórum. Por meio de perguntas objetivas e que medem a eficiência da prestação jurisdicional, são analisados: a agilidade no andamento dos processos, os recursos adequados para a execução dos trabalhos e a cordialidade dos servidores. Para participar, basta ser associada ou associado.

Neste ano, nos debruçamos sobre os dados extraídos da avaliação feita sobre a Justiça Federal de primeira instância na subseção de São Paulo. Os quesitos avaliados foram: i) agilidade do cartório na execução de providências necessárias ao andamento do processo; ii) recursos adequados para execução dos serviços; iii) cordialidade dos servidores no atendimento; iv) capacitação dos servidores; v) dificuldades enfrentadas pelos patronos na Justiça Federal.

No quesito agilidade na execução de providências, a 7ª Vara Criminal foi a que melhor pontuou (3,24 de 5 pontos possíveis). Em relação ao quesito recursos necessários para execução do serviço, a vara com melhor pontuação foi a 1ª Previdenciária, com nota 4,11. Nos quesitos cordialidade e capacitação para o atendimento, a 6ª Vara Cível foi a mais bem avaliada, com 3,71 e 3,75 pontos, respectivamente.

Entre os pontos de melhoria citados por respondentes, destacam-se a necessidade de agilizar os andamentos processuais, o aprimoramento da usabilidade e acessibilidade do sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe), e a implantação de setor efetivo de conciliação, que possibilite diálogo entre as partes a fim de aumentar o número de acordos, reduzindo a judicialização de demandas.

Os resultados da pesquisa De Olho no Fórum deste ano foram apresentados pelo 2º tesoureiro da AASP, Antonio Carlos de Almeida Amendola, à Justiça Federal de 1ª Instância da Seção Judiciária de São Paulo, durante a audiência pública para debate sobre orçamento participativo, realizada em 9/6. A AASP ressalta a importância da adesão maciça do quadro associativo à pesquisa, pois, de posse desses dados, é possível que o Judiciário direcione recursos para aperfeiçoar seus serviços, facilitando o exercício da advocacia e aprimorando a prestação jurisdicional.

Para conferir todos os dados da pesquisa De Olho no Fórum de 2022, clique aqui.

AASP EM AÇÃO A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) atua de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira. Acreditamos que o profissional deve se dedicar ao que faz melhor: advogar.

Atuamos em defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além de termos o compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Para saber mais sobre nossa atuação, acompanhe nosso Portal AASP (www.aasp.com.br) e nossas mídias sociais. AASP: potencializando e facilitando o exercício da advocacia.

 

Leia também: