Notícias
EFEMéRIDE
Dia da Mulher Advogada
A data é uma homenagem à Myrthes Gomes de Campos, a primeira advogada brasileira.
O Dia da Mulher Advogada é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 15 de dezembro. Instituída em 2016 pelo Conselho Federal da OAB, trata-se de uma homenagem à Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher brasileira a obter o registro de advogada no país, em 1906.
Em 1898, Myrthes concluiu o bacharelado em Direito pela Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. No ano seguinte, estreou no Tribunal do Júri do Rio de Janeiro em defesa de um homem acusado de agressão e venceu a promotoria, mas somente anos depois foi autorizada a ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), requisito obrigatório para o exercício da advocacia na época.
O objetivo da data é fortalecer a luta pela igualdade de direitos para as mulheres advogadas e celebrar as conquistas femininas no campo profissional. No Brasil, as mulheres representam cerca de 51,44%* do quadro de inscritos na OAB, de acordo com dados recentes publicados pelo Conselho Federal da OAB, e, mesmo sendo um número histórico, o trabalho em prol da equidade de gênero e representatividade continua sendo essencial.
A fim de promover a reflexão sobre a importância da mulher na advocacia e incentivar a sua participação na sociedade, confira algumas dicas de conteúdos disponíveis na Biblioteca da AASP.
Para acessar, realize o seu login na plataforma.
Livro: Direitos das mulheres
Clique aqui e confira.
Livro: Curso de Direito Civil Brasileiro – Volume 1 – Teoria Geral do Direito Civil, escrito por uma das principais referências em Direito Civil, Maria Helena Diniz.
Clique aqui e confira.
Disponível na AASPFlix:
Debates sobre temas relevantes do universo feminino e jurídico. Confira na playlist Mês da Mulher AASP – 2023.
*Fonte: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Comunicação AASP.