AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para outubro

Aprofunde o seu conhecimento com as sugestões de leitura que a Editora AASP separou especialmente para você.

­

Boa leitura!

­

Análise de Acórdãos do STF que Fazem Alusão à Corte IDH

(Dialética, 2023)

O livro traz uma análise dos acórdãos do Supremo Tribunal Federal que fazem alusão à Corte Interamericana de Direitos Humanos, com a finalidade de aumentar os estudos sobre o diálogo de cortes, em especial o STF e a Corte IDH. A importância desse livro é analisar cada vez mais uma integração entre o Direito Constitucional e o Direito Internacional. Alguns doutrinadores classificam essa integração como Direito Constitucional Internacional.

­

Estudos e Pareceres em Recuperação de Empresas e Falência; Obrigações e Contratos Empresariais 

(Quartier Latin, 2023)

O presente volume promove o encerramento da série “Direito Empresarial Contemporâneo” e nele foi reunido um amplo espectro de estudos e pareceres de Direito Empresarial, os quais se estendem desde o Direito das Empresas em crise (recuperação de empresas e falência) até o Direito das Obrigações e contratos empresariais.

­

Os Juristas que Formaram o Brasil: os Advogados e Juízes que Construíram o Nosso País

(Nova Fronteira, 2024)

O Brasil é fruto de sonhos. E muitos de seus sonhadores foram mulheres e homens que lidaram com as leis, com o conceito de certo e errado, com a ideia de justiça, com o que temos de mais elevado e mais vil – foram, em suma, operadores do Direito. Com textos assinados por alguns dos principais nomes do Direito brasileiro contemporâneo, esta compilação de ensaios é sobretudo uma celebração de grandes figuras de nossa história.

­

O Direito sob o Olhar Delas

(Lacier, 2024)

No livro, Advogadas negras expressam suas experiências pessoais, profissionais e, principalmente, estudos desafiadores, enfrentando ideários marxistas, feminismos liberais e feminismos negros, além das conquistas com aplicação de políticas afirmativas fundadas na equidade, hoje integrantes da Constituição Federal. Essas mulheres negras, Advogadas, demonstram inclusive que a jurisprudência advém da Advocacia, a Advocacia de revolução, que de forma transformadora provoca o nosso Judiciário. Nestes tempos atuais, temos as verdadeiras revoluções sociais, mas foram os Advogados que, na atuação da Advocacia, denunciaram racismos e sexismos.

­
A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.

Leia também: