AASP logo
AASP logo

Notícias

Dica Cultural AASP para agosto

Aprofunde o seu conhecimento com as sugestões de leitura que a Editora AASP separou especialmente para você.

­

Boa leitura!

­

Inteligência Artificial para Profissionais do Direito

(Marcelo Martins Piton, 2023)

O livro aborda a aplicação da tecnologia no Direito, uma evolução que está modificando as práticas acadêmicas e profissionais, e lança um olhar sobre como a inteligência artificial está remodelando as práticas legais, desde a sala de aula até o tribunal. A obra também examina as repercussões dessa integração para a administração da Justiça, a eficiência dos procedimentos legais e a gestão de rotinas jurídicas. Conheça e aprenda a usar o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, da Google, ferramentas que estão emergindo da convergência entre Direito e Tecnologia e podem otimizar e potencializar a sua rotina jurídica.

­

As Três Constituições Pacifistas: a Rejeição à Guerra nas Constituições do Japão, da Itália e da Alemanha

(Contracorrente, 2024)

A obra oferece uma análise das Constituições do pós-guerra do Japão (1947), da Itália (1948) e da Alemanha Federal (1949), recompondo historicamente os derradeiros anos de guerra, o estabelecimento da paz e o renascimento da economia desses países, paralelamente aos julgamentos de Nuremberg e de Tóquio, a desnazificação, as reparações e a renovação do sistema escolar. O autor contempla em seu estudo os debates que precederam a aprovação dos artigos pacifistas, bem como a interpretação e compatibilidade dessas leis diante dos mais variados tipos de conflitos que se sucederam no mundo, como a Guerra Fria, as chamadas “guerras humanitárias” e as “missões de paz”, bem como a participação em organismos internacionais. Em síntese, um trabalho fundamental para iluminar nosso passado e, sobretudo, para nos fazer compreender o presente, cada vez mais marcado pela tragédia da guerra.

­

Comunicação, Diversidade e Inclusão | Diálogo entre Academia e Mercado

(Fafich/Selo PPGCOM UFMG, 2024)

O livro vem preencher uma importante lacuna ao aliar experiências profissionais e de mercado a reflexões e abordagens teórico-analíticas aprofundadas sobre o tema da Diversidade & Inclusão, aliado às questões comunicacionais e organizacionais, cujo interesse é crescente no mundo corporativo e no ambiente acadêmico. Ao longo dos 14 capítulos, percebe-se uma diversidade entre teoria e prática, mesclando profissionais com experiência de mercado e pesquisadores atuantes na área acadêmica. A diversidade também está presente nos marcadores identitários da equipe, que buscou retratar a proposta basilar do curso e dar voz aos diversos lugares de fala, em sua maioria minorizados, da nossa sociedade contemporânea.

­

Mediação, Inteligência Emocional e Neurociência: como Construímos Melhores Decisões Equilibrando Razão e Emoção

(CLA, 2023)

O livro busca demonstrar que a mediação, como método de gestão de conflitos, é um ambiente favorável à construção de decisões inteligentes, na medida em que promove o desenvolvimento de competências vinculadas à inteligência emocional. O texto se divide em três partes, nas quais o autor reúne reflexões e ideias que o ajudam nessa demonstração.

­

Direito Notarial e Desjudicialização – Teoria e Prática

(JusPodivm, 2024)

Esse livro, malgrado a abordagem teórica, foi (re)escrito e pensado da forma mais didática possível, visando facilitar a compreensão dos estudantes e dos profissionais em sua prática cotidiana. O objetivo da obra é ensejar o suporte necessário para compreender e trabalhar (por isso o subtítulo “teoria e prática”) com a miríade de processos desjudicializados hoje existentes em nosso sistema processual. A obra foi estruturada após a edição do Código Nacional de Normas do Foro Extrajudicial (Provimento nº 149/2023 do CNJ), que não realizou nenhuma alteração no conteúdo dos atos normativos emanados pelo Conselho Nacional de Justiça. Apenas consolidou as normas existentes – e até então dispersas – em um único documento, cuja vocação é servir como repositório central de referidas normas para os serviços de notas e registro.

­
A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.

Leia também: