AASP logo
AASP logo

Notícias

Congresso Nacional de Juristas Negras é promovido pela AASP em parceria com OAB-SP, IASP e IBCCRIM

Por dois dias, a trajetória de resistência e a contribuição de mulheres negras para a construção da justiça social no Brasil foram temas debatidos por lideranças jurídicas de todo o país.

­

Em celebração ao mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta sexta-feira (25), a AASP, a OAB-SP, o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promoveram nos dias 24 e 25 de julho o Congresso Nacional de Juristas Negras Vozes de Julho: Tecendo a Justiça – Atuação de Juristas Negras na Construção de Direitos, Potência e Transformação Social.

­

Sediado nas sedes da Associação e da Seccional Paulista, o histórico encontro reforçou a trajetória de resistência e a contribuição de mulheres negras para a construção da justiça social brasileira.

Coordenado pela Conselheira da AASP Patrícia Patrícia Anastácio e pela Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP Rosana Rufino, o evento contou com a participação na mesa inaugural da Presidente Renata Castello Branco Mariz de Oliveira. Também prestigiaram os debates o Ex-Presidente da entidade e atual Presidente da OAB-SP Leonardo Sica, o Conselheiro Cristiano Scorvo e a Conselheira Substituta Simone Augusta.

­

Ao final dos painéis, um manifesto conjunto elaborado por diversas juristas negras de todo o país foi apresentado e deverá ser protocolado no Conselho Federal da OAB.

­

O Congresso foi encerrado com a entrega da Medalha Tereza de Benguela, premiação que reafirma o compromisso antirracista da Advocacia ao homenagear juristas negras atuantes na promoção dos Direitos Humanos e da equidade racial.

­

AASP — Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.

Leia também: