AASP logo
AASP logo

Notícias

Reforma do Código Civil é tema no 24º Simpósio Regional AASP

­­Proposta de alteração do Código Civil foi tema do segundo painel do evento.

­

Mediado pelo Conselheiro Carlos Henrique Braga, o segundo painel contou com as presenças de Giuliana Schunck e Rodrigo Xavier Leonardo, especialistas no tema, para tratarem sobre digressões em contratos de longo prazo e alterações no Código Civil em matéria de contratos e o desligamento lícito nos contratos de duração, a denúncia e a resilição na Reforma do Código Civil.

­­

As discussões e propostas de alteração do Código Civil, atualmente em debate no Senado através do PL 4/2025, buscam a modernização do Direito Contratual, especialmente dos contratos de longo prazo, focando em maior equilíbrio, previsibilidade e menor intervenção judicial. O projeto prevê uma tentativa de preservação dos seus princípios base.

­­

E no que diz respeito aos contratos de longo prazo, como os de fornecimento, locação e parcerias comerciais duradouras, são particularmente suscetíveis a mudanças no cenário econômico, tecnológico e social ao longo de sua vigência. O Código Civil atual já prevê mecanismos de ajuste, como a resolução por onerosidade excessiva, mas as propostas em discussão buscam aprimorar e trazer maior clareza a essas situações.

­­

A Reforma do Código Civil aborda os mecanismos de desligamento lícito nos contratos de duração (resilição e denúncia), com foco na necessidade de garantir a segurança jurídica, a boa-fé objetiva e a função social dos contratos, especialmente em relações de longa duração e empresariais. Atualmente, o Código Civil prevê a resilição, extinção do contrato por vontade das partes em seus artigos 472 e 473.

­­

O texto final do Projeto de Lei está em tramitação, e as discussões e propostas apresentadas pela Comissão de Juristas prevê alteração de mais de mil artigos.

­­

A AASP: Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.

­

Leia também: