Notícias
REVISTA DO ADVOGADO
Direito da Moda reúne grandes nomes no lançamento da Revista do Advogado da AASP
Coletânea de 23 artigos reúne pontos de vista de 32 conceituados articulistas.
Conteúdo de qualidade e relevância está na sempre na moda! Lançada na noite de quinta-feira, 27/6, na Unidade Jardim Paulista, a edição nº 162 da Revista do Advogado da AASP aborda o tema Fashion Law e marca a história do Direito da Moda no Brasil.
O evento contou com a participação do Presidente da AASP, André Almeida Garcia; da Diretora da Revista e Vice-Presidente da Associação, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; e dos coordenadores da edição, André Mendes Espírito Santo Modenesi e Mariana Hamar Valverde.
Também prestigiaram o lançamento as Diretoras Clarisse Frechiani Lara Leite e Luciana Pereira de Souza, o Diretor Rogério Tucci e a Conselheira Elaine Cristina Beltran Camargo.
“Este lançamento é motivo de orgulho e alegria para a Associação, sobretudo diante de um tema tão especial e inovador. O Direito da Moda tem demonstrado nos últimos anos forte crescimento, e nada mais natural abraçarmos o assunto a fim de que associadas, associados e profissionais da área possam aprofundar suas consultas e estudos”, afirmou André Garcia em sua fala de abertura.
De acordo com dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), atualizados em janeiro de 2022, a moda e o design geram mais de US$ 2,5 trilhões em vendas anuais por todo o planeta.
A informação foi apresentada pelo Presidente da AASP ao enaltecer a pujança do setor e sua representatividade mundial. Segundo Garcia, no Brasil não é diferente, e trouxe aos presentes números expressivos.
“Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) revelam que a indústria brasileira de confecção e vestuário emprega atualmente quase 1 milhão de profissionais em cerca de 19 mil empresas. Em 2023 as exportações de vestuário alcançaram quase US$ 200 milhões de dólares, representando um aumento de 20% em relação aos últimos 4 anos”, concluiu.
Já a Vice-Presidente da AASP, Renata Castello Branco Mariz de Oliveira, reforçou que o mercado da moda traz muito rendimento financeiro ao país e a força do segmento no Direito, que cresceu notavelmente nos últimos anos e tem diversas áreas de atuação no Brasil. “Presenciamos esse desenvolvimento desde a realização do primeiro evento de Fashion Law, organizado pelo Advogado e Empreendedor Michel Porcino em 2011”.
Coordenador da Revista do Advogado, o Especialista em Fashion Law e solução de disputas André Mendes agradeceu, em seu discurso na AASP, pela confiança e parceria. “A publicação já nasce como um ícone por ganhar espaço em uma instituição de tamanha credibilidade no meio jurídico”, destacou. “Mesmo em época de crise, o mercado permanece relevante com alta produção e exportação, pois o Brasil tem essa característica de consumir a moda e a beleza, por isso precisa de proteção”, diz.
Coordenadora da Revista, a Advogada Especialista em propriedade intelectual e Fashion Law, Mariana Valverde enfatizou o crescimento do segmento e classificou o lançamento como um marco na história do Direito da Moda no Brasil. “A Revista traz inovação a um tema de vanguarda, sob a ótica de profissionais cuidadosamente selecionados, experientes e conceituados até mesmo internacionalmente. Para quem olhava a área com desconfiança, posso dizer que o Fashion Law venceu”, concluiu.
A coletânea de 23 artigos inéditos reúne pontos de vista de 32 articulistas, que abordam propriedade intelectual, inteligência artificial, Direito Trabalhista, contratos, arbitragem, sustentabilidade, dentre outros. Acesse a Revista do Advogado nº162 e saiba mais sobre o tema.
AASP: Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos.