AASP logo
AASP logo

Notícias

Escritórios investem no bem-estar dos profissionais do Direito

Ações visam enfrentar o stress da advocacia, que sofre três vezes mais de depressão que outras profissões.

­

A pressão diária sofrida por advogadas e advogados cobra um preço alto. Dados da Associação Americana de Psicologia (APA) mostram que profissionais do Direito sofrem de depressão 3,6 vezes mais do que de outras profissões. E a depressão sem tratamento pode levar a um quadro de estafa profissional conhecido como Burnout. São problemas emocionais que causam afastamento do trabalho, como exemplificou uma pesquisa da OAB: 30% dos afastamentos de advogados e 60% dos procuradores do Trabalho, de 2012 a 2018, foram decorrentes de doenças mentais relacionadas ao trabalho.

­

Para fazer frente a essa realidade caótica, gestoras e gestores de escritórios procuram criar e desenvolver programas de bem-estar compatíveis com os gostos e o ambiente de trabalho. Assim, clube do livro, incentivo à prática de atividades físicas e de relaxamento, orientações nutricionais e terapias em grupo são, agora, estratégias para garantir a saúde mental dos colaboradores.

­

No Boletim 3162, advogadas que assumiram a gerência de bem-estar de suas bancas e uma coach, também do Direito, contam como funcionam os programas e dão dicas de como evitar entrar para a estatística da profissão.

­

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Leia também: