AASP logo
AASP logo

Notícias

O que é EaD para você? Características e pilares desta modalidade

Você conhece as reais competências desta modalidade, relativamente nova no mercado, adotada por diversas instituições de ensino?

Com adventos como avanços tecnológicos, internet e a busca incessante por otimização de tempo, foram criados formatos mais relevantes de estudo como fonte de conhecimento, para diferentes tipos de estudantes. Dessa forma, a educação a distância, também conhecida como EaD, ganhou força nas últimas décadas e alcançou números de grande valor.

No artigo Educação a distância: dados importantes sobre EAD, destacamos algumas dessas marcas, importantes para o conhecimento da modalidade.

O que é a educação a distância?

Como o nome sugere, é uma forma de estudar sem a presença física de um professor. A EaD existe com base em três pilares:

  • Conteúdo – material didático utilizado para ensinar o aluno, que pode estar em diversos formatos, com a ajuda da tecnologia. São tidos como conteúdo: jogos, vídeos, atividades, arquivos para leitura, animações e todos os recursos que possam ajudar no ensino.
  • Tecnologia – suporte necessário para que as aulas possam ser implementadas em uma plataforma virtual. Além disso, a tecnologia garante a infraestrutura, seja de software (programas), seja de hardware (aparelhagem), para a gestão da plataforma e do sistema escolhidos para a entrega das aulas.
  • Serviço – atividades administrativas essenciais para a manutenção de um curso, por exemplo: matrículas, emissão de certificados, acompanhamento de alunos, atendimento e resolução de dúvidas, etc.

Plataformas de vídeo versus plataformas EaD

Não é difícil encontrarmos pessoas confusas com relação ao que buscar nos quesitos cursos e qualificações. Quais seriam as melhores escolhas de conteúdo?

O YouTube, por exemplo, foi uma revolução quando pensamos em novos formatos de mídias, porém não pode ser classificado como um canal educacional. Mesmo assim, é possível encontrar tutoriais, videoaulas e outros tipos de materiais educativos. Mas restam deficiências na forma de entrega e de avaliação de quanto o aluno absorveu do conteúdo.

No YouTube o professor não consegue ter um acompanhamento real de aulas assistidas e de quanto o aluno aprendeu a partir delas, nesse caso não existe a gestão da aprendizagem.

A gestão de aprendizagem é composta por exercícios, avaliações e interações, e tem como intuito tornar o ensino mais eficiente.

EaD ou cursos presenciais, qual a melhor escolha?

Não existe melhor ou pior escolha neste caso. Isso porque a educação a distância é um complemento e foi criada para facilitar o dia a dia dos alunos, tornando o ensino mais acessível e dinâmico, para interessados de qualquer idade e em qualquer momento profissional.

Com o mesmo grau de relevância, porém com argumentos diferentes, podemos dizer que aulas presenciais contam com a experiência, com o momento, com a troca entre professor e aluno, trazendo aspectos ricos que fazem com que alguns alunos sempre optem por este formato.

Além disso, existe um terceiro cenário, que já pode ser visto em diversas instituições, no qual a apresentação teórica do conteúdo é feita a distância e as aulas práticas são presenciais.

Logo, o que podemos concluir é que a adição de novos formatos vem para somar e faz com que as pessoas possam se educar da forma que mais fizer sentido para suas rotinas, sem medo de perder em aprendizagem e conhecimento.

Educação a distância AASP

A Associação dos Advogados sempre priorizou produtos e serviços que tornassem a atividade profissional dos advogados a mais descomplicada possível. A partir desta missão, o núcleo educacional da AASP busca trazer formatos diversos, atendendo as diferentes demandas de nossos associados.

Cursos presenciais, eventos de grande porte, parcerias com instituições de valor para o advogado, transmissões via internet e via satélite. Agora, como um dos mais novos projetos, apresentamos o formato de educação a distância AASP.

Nesta modalidade o aluno conta com:

  • Videoaulas dinâmicas, elaboradas a partir de exemplos práticos, jurisprudência e/ou estudo de caso;
  • Apostilas com conteúdo teórico, criado exclusivamente para a AASP;
  • Podcasts com dicas, curiosidades e exemplos do tema abordado;
  • Entrevista com o professor-autor;
  • Mapas mentais;
  • Atividades de fixação e avaliativas.

Toda a dinâmica deste novo formado foi pensada seguindo um modelo pedagógico. Os cursos são concebidos a partir de uma trilha de aprendizagem, construída com dinamismo, fundamentação teórica e objetos de aprendizagem.

Confira os cursos já disponíveis na plataforma clicando aqui.

O ensino a distância é uma realidade em constante crescimento, e a AASP traz para seus associados o que há de mais moderno e eficaz no mercado. Conheça todos os serviços pensados para você.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

Leia também: