AASP logo
AASP logo

Notícias

Educação a distância: dados importantes sobre EAD

Um breve panorama sobre a educação à distância e do perfil dos ingressantes na modalidade.

A educação a distância, conhecida pela sigla EAD, é uma alternativa que se torna mais atrativa a cada ano. Isso porque oferece benefícios que cativam cada vez mais alunos de diversas áreas.

Por ser provedora de complementos educacionais para profissionais do Direito e manter um núcleo educacional à disposição de seus associados, a AASP selecionou alguns dados importantes sobre a modalidade EAD para evidenciar seu crescimento nos últimos anos.

Alunos que preferem o EAD

Os dados a seguir são baseados em matéria da revista Veja, que datava de julho de 2018. O dado apresentado dizia que “cerca de 1,5 milhão de brasileiros optam pelo ensino a distância, 18,6% das matrículas totais”. Sendo que… Em 2004, eram apenas 60.000 alunos, 4,2% do total”.

Com relação aos usuários adeptos deste tipo de ensino, a matéria cita: “cresceram 21,4% de 2015 para 2016 e já representam 28% dos novos alunos”.

Enfatizamos, ainda, que esses dados são de 2016, o que significa que os números são ainda maiores atualmente. para conferir a matéria na íntegra clique aqui.

Perfil do aluno EAD

O ensino a distância angaria alunos de perfis distintos, que enfrentam os mesmos desafios e aproveitam benefícios semelhantes. Essa modalidade de ensino abrange desde cursos complementares até MBA’s e pós-graduações. Isso faz com que o público que os busca não seja homogêneo.

Segundo a professora Flávia Ávilla, coordenadora da primeira pós-graduação em economia comportamental do Brasil, na ESPM: “o curso seria mais limitado se estivesse restrito às salas de aula. Graças a ferramentas on-line, por exemplo, foram viabilizadas participações de professores de outros países”. Além disso, a matéria fortalece a ideia de público diversificado quando cita alunos de 20 a 60 anos. Ou seja, desde quem está começando no mercado de trabalho até executivos de bancos mundiais.

Evolução da idade média dos alunos: de 1995 a 2000 = 42 anos; de 2001 a 2005 = 38 anos; de 2006 a 2010 = 35 anos e de 2011 a 2014 = 33 anos.

Gênero: predominantemente feminino.

A realidade por trás dos cursos a distância

No cenário da advocacia, com a mudança contínua de formatos, termos e leis, dentro do vasto setor jurídico, os cursos livres e de atualização se tornam, a cada dia, mais essenciais aos profissionais que almejam se manter atualizados e bem informados sobre os diversos temas e tendências do Direito.

Contudo, é válido lembrar que existem bônus e ônus na escolha pela educação a distância. Para que os optantes por essa modalidade não se frustrem com suas escolhas é importante ter consciência do que estará por vir.

Vantagens e desafios de uma jornada de estudos a distância:

Flexibilidade – esse tipo de educação dá a liberdade ao aluno de adequar os estudos aos seus horários e rotinas.  Isso torna o desgaste menor seja de locomoção ou de estudos em horários sacrificantes.

Economia – o investimento feito em cursos a distância é em média 65% menor do que de cursos presenciais. Dado segundo matéria no portal EADBox.

Disciplina – o primeiro desafio que aparece nesta lista é a disciplina. O impacto de não estar em um ambiente tradicional de estudo, dificulta a concentração de alguns alunos. Ter disciplina para estudar as matérias complementares e prestar atenção às aulas disponíveis é um esforço requerido em qualquer tipo de estudo a distância.

Motivação – é preciso ter em mente os objetivos que serão alcançados com o curso escolhido. Evite a falta de motivação para absorver o essencial de seus estudos.

Rotina – mesmo depois de falarmos sobre a flexibilidade, é importante destacar que um local específico para os estudos a distância é fundamental para o processo ser bem-sucedido. Evitar distrações, como celulares e redes sociais,  também é válido para melhorar seu aprendizado. E por fim, estabelecer o tempo de estudo e metas diárias, para que o curso seja absorvido em sua totalidade e da melhor forma possível.

Agora, conheça as plataformas da AASP com opções de cursos a distância

Portal Educacional AASP com cursos EAD

Sua grade de cursos em um ambiente mais intuitivo, dinâmico e fácil de navegar. Acesse aqui.

AASPFlix

Ambiente com séries de entrevistas, aulas especiais, e-books sobre temas do Direito. Clique aqui e conheça.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

 

 

 

 

 

 

Leia também: