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Certificado Digital para advogados: emissão essencial

O documento digital que facilita a rotina do advogado e é indispensável para o peticionamento eletrônico.

Mesmo sendo um assunto extremamente difundido entre os advogados, a Certificação Digital ainda pode gerar dúvidas. Seja sobre a tecnologia em si, seja sobre seu uso no dia a dia da advocacia, é sempre importante entender as funcionalidades do Certificado Digital para advogados.

Pensando nisso, organizamos tópicos para informar e serem usados como uma espécie de checklist quando você ficar com dúvidas sobre o Certificado Digital. Confira!

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital funciona como uma espécie de carteira de identidade virtual que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação em rede de computadores.

É um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que identifica uma pessoa, seja ela física ou jurídica, associando-a a uma chave pública. Um Certificado Digital contém os dados de seu titular, como: nome, e-mail, CPF e chave pública, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu.

Qualquer pessoa pode ter um certificado digital?

Sim! De modo geral, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, podem ter esse documento, com variação de modalidades.

No caso da emissão para advogados é necessária a inscrição na OAB.

Como o documento pode ser utilizado?

O Certificado Digital apresenta diversos usos e facilidades aos advogados, dentre eles:

  • Peticionamento eletrônico nos tribunais e fóruns;
  • Convocações e intimações;
  • Consulta de processos;
  • Envio de faturas e notas fiscais;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Assinaturas on-line;
  • Registro de operações.
Vantagens 

Com a grande influência da internet e todas as vantagens que ela possibilita, o segmento jurídico também sofreu modificações e trouxe o Peticionamento Eletrônico como uma proposta para facilitar suas demandas. Assim, os escritórios de advocacia se adaptaram e agora suas ações, despachos de petições, contratos, pareceres e muitos outros documentos passam a serem feitos com o auxílio de ferramentas digitais.

Diante desta dinâmica, o Certificado Digital é a ferramenta essencial para a realização de diferentes tarefas. Ele oferece algumas vantagens, como:

  • Diminuição de burocracias;
  • Facilidade de verificação;
  • Redução de tempo de trâmites processuais;
  • Diminuição de deslocamento;
  • Diminuição de pastas;
  • Otimização de arquivamento de documentos;
  • Otimização de tempo para advogar;
  • Diminuição de tarefas repetitivas;
  • Melhor gestão de documentos e processos;
  • Redução de custos;
  • Redução do uso de papéis e impressões;
  • Modernização das atividades.

Certificação Digital AASP

A AASP alcançou o marco de 100 mil certificados digitais emitidos em 2017 – veja matéria na íntegra aqui.

Para garantir a emissão de seu certificado digital e todas as vantagens em portar este documento, agende o melhor dia e horário para vir até a AASP – vagas abertas.

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Lembramos que a emissão pode ser feita na Unidade Centro, em nossa Unidade Móvel e até mesmo no seu escritório (mediante agendamento).

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Fonte: Núcleo de Comunicação AASP

 

 

 

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