Notícias
NOTíCIAS
Certificado Digital para advogados: emissão essencial
O documento digital que facilita a rotina do advogado e é indispensável para o peticionamento eletrônico.
Mesmo sendo um assunto extremamente difundido entre os advogados, a Certificação Digital ainda pode gerar dúvidas. Seja sobre a tecnologia em si, seja sobre seu uso no dia a dia da advocacia, é sempre importante entender as funcionalidades do Certificado Digital para advogados.
Pensando nisso, organizamos tópicos para informar e serem usados como uma espécie de checklist quando você ficar com dúvidas sobre o Certificado Digital. Confira!
O que é o Certificado Digital?
O Certificado Digital funciona como uma espécie de carteira de identidade virtual que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação em rede de computadores.
É um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que identifica uma pessoa, seja ela física ou jurídica, associando-a a uma chave pública. Um Certificado Digital contém os dados de seu titular, como: nome, e-mail, CPF e chave pública, além do nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu.
Qualquer pessoa pode ter um certificado digital?
Sim! De modo geral, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, podem ter esse documento, com variação de modalidades.
No caso da emissão para advogados é necessária a inscrição na OAB.
Como o documento pode ser utilizado?
O Certificado Digital apresenta diversos usos e facilidades aos advogados, dentre eles:
- Peticionamento eletrônico nos tribunais e fóruns;
- Convocações e intimações;
- Consulta de processos;
- Envio de faturas e notas fiscais;
- Declaração de imposto de renda;
- Assinaturas on-line;
- Registro de operações.
Vantagens
Com a grande influência da internet e todas as vantagens que ela possibilita, o segmento jurídico também sofreu modificações e trouxe o Peticionamento Eletrônico como uma proposta para facilitar suas demandas. Assim, os escritórios de advocacia se adaptaram e agora suas ações, despachos de petições, contratos, pareceres e muitos outros documentos passam a serem feitos com o auxílio de ferramentas digitais.
Diante desta dinâmica, o Certificado Digital é a ferramenta essencial para a realização de diferentes tarefas. Ele oferece algumas vantagens, como:
- Diminuição de burocracias;
- Facilidade de verificação;
- Redução de tempo de trâmites processuais;
- Diminuição de deslocamento;
- Diminuição de pastas;
- Otimização de arquivamento de documentos;
- Otimização de tempo para advogar;
- Diminuição de tarefas repetitivas;
- Melhor gestão de documentos e processos;
- Redução de custos;
- Redução do uso de papéis e impressões;
- Modernização das atividades.
Certificação Digital AASP
A AASP alcançou o marco de 100 mil certificados digitais emitidos em 2017 – veja matéria na íntegra aqui.
Para garantir a emissão de seu certificado digital e todas as vantagens em portar este documento, agende o melhor dia e horário para vir até a AASP – vagas abertas.
Oferecemos o melhor custo benefício do mercado para optantes pelo kit completo e equipe de suporte para atendimento exclusivo por telefone.
Lembramos que a emissão pode ser feita na Unidade Centro, em nossa Unidade Móvel e até mesmo no seu escritório (mediante agendamento).
Programe-se e garanta sua vaga.
Fonte: Núcleo de Comunicação AASP