AASP logo
AASP logo

Notícias

Advocacia tem atuação estratégica na prevenção a inadimplência

Análise de garantias e negociação são habilidades procuradas pelo mercado.

­

“Em um contexto de inadimplemento, a advocacia sempre é fundamental para a efetivação dos direitos do credor, pois é pelo advogado que é possível acessar o Poder Judiciário e, sendo o caso, executar diretamente o patrimônio do devedor para saldar a dívida, independentemente de sua vontade.” A análise de Guilherme Cortez exemplifica o papel estratégico da advocacia para as empresas, principalmente nos momentos de crise econômica.

­

André Avillés explica que é muito comum que a concessão do crédito seja condicionada à prestação de garantias, como fiança, um aval, uma vinculação a garantias reais, entre outras. “Um dos papéis do advogado é analisar a higidez dessa garantia e trabalhar com instrumentos contratuais que deem ao credor uma boa perspectiva de recebimento”, diz, salientando que também é o profissional de Direito que pode garantir uma solução amistosa para casos complexos. “Uma vez verificado o inadimplemento, existem diversos mecanismos extrajudiciais que podem criar novos canais de negociação entre as partes”, afirma.

­

Os advogados estão na reportagem do Boletim 3153, que aborda também estratégias preventivas para a advocacia não ser prejudicada pela inadimplência.

­

Clique aqui e lei a matéria

Leia também: