AASP logo
AASP logo

Notícias

Advocacia avalia desempenho de cartórios e varas do Foro de Santo Amaro

Pesquisa De Olho no Fórum, realizada pela AASP, aponta caminhos para o aprimoramento da prestação jurisdicional.

Desde 2012, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove a pesquisa De Olho No Fórum, cujo objetivo é avaliar os serviços prestados pelas varas e cartórios dos diversos fóruns da capital e do interior. Para participar da pesquisa e contribuir com o aperfeiçoamento do Poder Judiciário basta ser associada ou associado da AASP.

Neste ano, a Associação disponibilizou formulários para a avaliação dos serviços prestados pela Justiça Federal de 1ª instância da subseção de São Paulo (confira a análise aqui) e pelo Foro Regional de Santo Amaro e da Justiça Trabalhista da Zona Sul. De acordo com 44% dos respondentes, há dificuldade generalizada em agendar despachos presenciais com os magistrados. Além disso, 25% relataram insatisfação total em relação ao atendimento.

Dentre todas as varas avaliadas, as que obtiveram melhores resultados foram: Vara Regional Sul II de Violência Doméstica contra a Mulher e Vara da Infância e Juventude, ambas localizadas no Fórum Adolfo Pinheiro; 11ª Vara de Família e das Sucessões, localizada no Fórum Nações Unidas; e 3ª Vara do Trabalho, localizada no Fórum Trabalhista da Zona Sul.

No Fórum Adolfo Pinheiro, a média das notas atribuídas a cada uma das varas avaliadas totalizou 2,84 pontos; média discretamente superior à do Fórum Nações Unidas, que totalizou 2,80 pontos. Em relação ao Fórum Trabalhista da Zona Sul, a média das varas totalizou 3,01 pontos, ressaltando que a nota máxima possível é de 5 pontos.

Conforme proposta da iniciativa, a Associação oficiará a todas as varas e também à Corregedoria-Geral da Justiça, informando sobre o desempenho na avaliação, a fim de que melhorias no serviço possam ser implementadas. Para o presidente da AASP, Mário Luiz Oliveira da Costa, o projeto De Olho no Fórum é essencial para analisar a qualidade da prestação jurisdicional: “é fundamental que o Judiciário tenha dados disponíveis a fim de identificar quais varas e cartórios estão desempenhando suas atividades de maneira satisfatória e quais precisam se aprimorar.”

Confira os resultados da pesquisa De Olho no Fórum de 2022 aqui.

AASP EM AÇÃOA Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) atua de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira. Acreditamos que o profissional deve se dedicar ao que faz melhor: advogar.

Atuamos em defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além de termos o compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Para saber mais sobre nossa atuação, acompanhe nosso Portal AASP (www.aasp.com.br) e nossas mídias sociais. AASP: potencializando e facilitando o exercício da advocacia.

Leia também: