AASP logo
AASP logo

Notícias

AASP pede esclarecimento sobre dados biométricos armazenados pelo governo e Ministério da Economia suspende compartilhamento

Após ofício da Associação, ANPD apura regularidade de Acordo de Cooperação firmado entre Ministério da Economia e instituições financeiras para compartilhamento de dados biométricos de cidadãos.

­

A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) oficiou o Tribunal de Contas da União (TCU), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para que apurassem a regularidade e adequação do Acordo de Cooperação nº 27/2021 às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De acordo com as análises feitas pelo corpo diretivo da AASP, o referido acordo representaria risco à privacidade de milhares de cidadãos e à própria democracia.

­

O referido acordo foi firmado entre o governo federal e mais de 109 instituições financeiras para o compartilhamento de dados biométricos e biográficos de cidadãos brasileiros, armazenados nos bancos de dados da Identificação Civil Nacional (Lei nº 13.444/2017) e da plataforma gov.br. A preocupação da Associação residia justamente na falta de detalhamento da origem das informações, bem como na ausência de consentimento de seus titulares para o uso de dados sensíveis.

­

Em resposta ao ofício, a ANPD informou que foram instaurados processos administrativos a fim de apurar a adequação do acordo à LGPD, tendo o Ministério da Economia suspendido a execução até a conclusão do parecer técnico.

­

Como forma de reforçar seu compromisso com toda a sociedade, a AASP informa que seguirá acompanhando os desdobramentos desses processos administrativos, anunciando os resultados em seu portal e redes sociais.

­

AASP EM AÇÃOA Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) atua de forma ininterrupta e firme em prol da advocacia e da sociedade brasileira. Acreditamos que o profissional deve se dedicar ao que faz melhor: advogar.

­

Atuamos em defesa dos direitos e dos interesses da classe, em todo o território nacional, além de termos o compromisso de esclarecer, provocar o debate e cobrar o Poder Público sobre decisões que beneficiem toda a sociedade civil. Para saber mais sobre nossa atuação, acompanhe nosso Portal AASP (www.aasp.com.br) e nossas mídias sociais. AASP: potencializando e facilitando o exercício da advocacia.

Leia também: